?>
Liderança e Motivação

5 dicas para diminuir o estresse e manter a produtividade no home office

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Antes da pandemia, a ideia de trabalhar em casa e manter a produtividade parecia algo distante para a maioria dos profissionais. No entanto, essa realidade mudou do dia para a noite, quando a única solução encontrada pelas empresas foi de adotar o home office para manter suas atividades.

Embora seja um modelo de trabalho que ofereça vantagens significativas, o fato de ter sido imposto de forma obrigatória, sem nenhum tipo de preparo, contribuiu para que grande parte desses profissionais desenvolvessem problemas com ansiedade e estresse.

Tendo em vista que essas questões afetam a produtividade no home office, é muito importante que, tanto a empresa quanto o colaborador, estejam dispostos a se adaptar a esse novo modelo de trabalho, buscando formas de conciliar a vida pessoal com a profissional no mesmo ambiente.

Nesse caso, existem algumas dicas que podem ajudar você e sua equipe a manter a rotina de forma leve e eficiente, mesmo trabalhando em casa. Sabendo disso, reunimos neste artigo cinco dicas para você reduzir o estresse e garantir a produtividade no home office. Acompanhe a leitura!

1. Escolha de um local adequado

O primeiro passo para quem quer manter a produtividade e evitar o estresse no trabalho remoto é separando um local para a realização do serviço. Nesse caso, é muito importante escolher um ambiente que não ofereça distrações e que seja específico para o seu ofício, pois assim fica mais fácil separar o momento de lazer e de trabalho.

2. Defina o horário de trabalho

Ter um horário de trabalho definido é muito importante para manter a rotina e, principalmente, a produtividade. Isso porque permite que você tenha mais controle sobre seus afazeres e evita perder tempo com distrações.

3. Estabeleça prazos para entrega

Ser produtivo significa que você consegue realizar entregas com o máximo de eficiência e qualidade. Sendo assim, é muito importante ter um cronograma e segui-lo para evitar o acúmulo de serviço e a perda de rendimento.

4. Elimine distrações

É fato que o ambiente doméstico oferece diversas distrações que prejudicam o seu desempenho, por isso, é necessário eliminar o máximo que conseguir. Nesse caso, você deve evitar trabalhar próximo da TV, cama, sofá ou de qualquer outra coisa que possa servir de distração.

5. Tenha atenção à ergonomia

Mesmo trabalhando em casa é muito importante ter atenção à sua saúde. Afinal, o objetivo aqui, é justamente, evitar problemas que prejudiquem o seu desempenho e bem-estar. Nesse caso, crie um ambiente de trabalho confortável, tenha uma rotina com horários para descanso e evite se sobrecarregar.

Uma das vantagens do home office é justamente permitir que você possa trabalhar nos horários que se sentir bem. Então, ao perceber que as coisas não estão fluindo como deveriam, é possível encerrar o expediente e deixar para terminar o trabalho no outro dia com mais disposição e tranquilidade.

Portanto, essas foram as nossas dicas para você conseguir manter a produtividade no home office e evitar problemas com a ansiedade e o estresse. Por isso, não deixe de colocá-las em prática, pois erros como a falta de organização, horário de descanso e procrastinação são os principais responsáveis por afetar o seu desempenho.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais.

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado