?>
Gestão de Pessoas

Passo a passo para fazer uma promoção de sucesso para seus serviços

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Você está em dúvida sobre como fazer uma promoção de vendas? Essa ferramenta de marketing apresenta um retorno positivo para as empresas que desejam atrair clientes, aumentar as vendas de seus produtos e serviços e melhorar o faturamento do negócio.

Contudo, para ter sucesso é importante conhecer seu público-alvo e investir em estratégias adequadas e atrativas para ele. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e veja nossas dicas!

O que é uma promoção de vendas?

A promoção de vendas tem como objetivo estimular a compra de produtos ou serviços por meio de incentivos — como brindes e descontos progressivos — em um período determinado.

É comum haver uma confusão entre os termos liquidação e promoção de vendas, contudo, o primeiro está relacionado a estratégias para esvaziar o estoque e, geralmente, envolve descontos de preço, sendo mais comum no comércio. Já a promoção tem o objetivo de movimentar as vendas e promover o negócio.

A ação é aplicada por empresas dos mais variados ramos em negócios físicos e virtuais. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para promover um novo serviço, para campanhas em épocas sazonais, entre outros casos.

Como fazer uma promoção de vendas?

Uma promoção de vendas não precisa de um alto investimento e pode ser feita, inclusive, pelas empresas de pequeno e médio porte, contudo, é necessário incluí-la em seu planejamento organizacional e orçamento do ano, além de estabelecer uma estratégia adequada. A seguir, falaremos sobre os principais passos para isso.

Passo 1 — Determine seu público-alvo

Se sua empresa trabalha com diferentes perfis de clientes é fundamental determinar o público-alvo de sua promoção de vendas. Falar com quem não está interessado em sua promoção não surgirá efeito e você, provavelmente, perderá tempo e dinheiro.

Sendo assim, analise seus potenciais clientes por região, sexo, idade, interesses, faixa de consumo, entre outros fatores para estabelecer as técnicas mais adequadas para atraí-los.

Passo 2 — Defina a estratégia da promoção de vendas

Para definir qual a melhor forma de promoção de vendas é preciso analisar seu público-alvo e seus objetivos com ela. Se a ideia for promover um novo serviço você pode disponibilizar um período de teste gratuito, por exemplo. Veja algumas ideias:

  • Ação leve 2 pague 1;

  • Programa de fidelização;

  • Desconto ou brindes pela indicação de um amigo;

  • Desconto progressivo;

  • Concursos e sorteios;

  • Desconto no aniversário do cliente.

Passo 3 — Defina as regras e estipule um prazo

É importante explicar de forma simples o que o cliente deve fazer para ter direito ao benefício e o prazo de duração da promoção. A estratégia deve ser atrativa e confiável e ter as regras claras para que os clientes não se sintam enganados ou desmotivados em participar.

Além disso, verifique se a promoção não agride alguma lei ou o código de defesa do consumidor, ou ainda se necessita de aprovação prévia. As promoções que envolvem entrega de prêmios, por exemplo, precisam de autorização da CAIXA para serem realizadas de acordo com a Lei 5.768/71.

Passo 4 — Faça campanhas de divulgação

Outra etapa fundamental para garantir um bom resultado com a promoção de vendas é a divulgação. Crie materiais de comunicação para divulgá-la em seu site, redes sociais, por e-mail marketing, e em seu estabelecimento, como banners e panfletos, por exemplo.

Passo 5 — Avalie os resultados

Por fim, não deixe de analisar os resultados com a promoção de vendas. Veja se você atingiu os objetivos esperados e verifique se as ferramentas de comunicação e o investimento foram adequados para isso.

Esperamos que o texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre como fazer uma promoção de vendas. Se for corretamente planejada a estratégia pode contribuir, e muito, para que você atinja a meta de vendas do ano e tenha sucesso em seu negócio.

Gostou do texto?
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto?
Deixe nos comentários!

Vinicius Dias

Publicado Por:
Vinicius Dias- Analista de Marketing Digital

Compartilhe:
escrito por
Vinicius Dias
Pós-graduado em Gestão de Marketing Online. Atualmente responsável pela parte de Automação e Marketing Digital da empresa Cesta Nobre, foi gestor da loja online Elementar Bebidas e atuou como Analista de Marketing Digital/Eventos da empresa Ciashop Tecnologia e gerenciou os perfis sociais do Governo do Estado de São Paulo, com ênfase no segmento de Agronegócios.

4 respostas para “Passo a passo para fazer uma promoção de sucesso para seus serviços”

  1. Avatar ndavanecervice disse:

    foi bom, as respostas foram satisfactorias

  2. Avatar nino disse:

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

  3. Avatar Planor disse:

    Crie e envie orçamentos, pedidos de compra e em
    instantes.
    Com a planilha de orçamentos/formulário de orçamentos é
    uma ferramenta para quem tem a necessidade de criar
    orçamentos, seja para serviços ou produtos.
    https://play.google.com/store/apps/details?
    id=com.app.planilhadeorcamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado