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Gestão de Negócios

Quais as vantagens de ter colaboradores satisfeitos na empresa?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Em um mercado tão competitivo, diversos fatores podem definir o sucesso de uma empresa. Entre eles, está a produtividade dos funcionários, uma vez que eles são os responsáveis pelo bom funcionamento da organização. Para tanto, fica cada vez mais evidente o quanto ter colaboradores satisfeitos faz toda a diferença no rendimento deles no dia a dia.

Assim, é essencial que a empresa adote medidas para melhorar a satisfação dos trabalhadores, fazendo com que eles se mantenham engajados. Mas por que isso é tão importante? Neste artigo, explicamos as principais vantagens de manter colaboradores satisfeitos na sua empresa. Acompanhe!

Aumenta a Produtividade

O primeiro impacto da satisfação dos colaboradores é o aumento da produtividade geral. Isso porque, ao se sentirem mais satisfeitos, eles ficam mais motivados a se dedicarem ao trabalho e a cumprirem as metas estabelecidas.

Se o trabalhador percebe a relevância do seu trabalho, a tendência é que ele se sinta mais relevante. Isso acontece de modo individual e coletivo, uma vez que as equipes têm um maior rendimento quando todos estão mais motivados.

Reduz a rotatividade na empresa

Ora, colaboradores satisfeitos dificilmente vão deixar a empresa, refletindo diretamente na redução da rotatividade. Esse é um dos indicadores mais relevantes para o RH, tendo em vista o grande valor gasto nas demissões, contratações e no treinamento de novos funcionários.

Diversos fatores podem impactar na saída de um colaborador. Entre eles, a oferta de um salário melhor, apesar de importante, nem sempre é decisivo. Pelo contrário, na maioria das vezes, os profissionais trocam de emprego pela insatisfação com as lideranças, os processos, os benefícios oferecidos e o clima organizacional.

Diminui o absenteísmo

Outro indicador que deve ser acompanhado de perto pelo RH é o absenteísmo. Afinal, as faltas e atrasos dos funcionários afetam bastante a produtividade, comprometendo o atingimento de metas e os resultados da empresa de modo geral.

O problema é que, quase sempre, o absenteísmo está relacionado à insatisfação dos colaboradores, que se sentem mais desmotivados e ficam menos comprometidos com o trabalho. Pelo contrário, quando estão mais satisfeitos, a tendência é que sejam mais assíduos e mais produtivos.

Ajuda na atração e na retenção de talentos

Com os colaboradores satisfeitos, consequentemente, há uma maior atração e retenção de talentos, outro indicador relevante para o setor de RH. Como já dissemos, dificilmente um funcionário engajado vai deixar uma empresa, fazendo com que a sua organização mantenha bons profissionais.

Além disso, ao proporcionar boas experiências aos funcionários, essa imagem é repassada para o ambiente externo, servindo para atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado. Isso faz muita diferença diante de tanta competitividade.

O fato é que não dá para esperar que os seus colaboradores sejam motivados apenas pelo salário. Algumas medidas impactam diretamente na satisfação deles, como no caso da oferta de bons benefícios corporativos. Por isso, para ter colaboradores satisfeitos sempre, procure investir em soluções eficientes e contar com os melhores fornecedores.

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escrito por
Vinicius Dias
Pós-graduado em Gestão de Marketing Online. Atualmente responsável pela parte de Automação e Marketing Digital da empresa Cesta Nobre, foi gestor da loja online Elementar Bebidas e atuou como Analista de Marketing Digital/Eventos da empresa Ciashop Tecnologia e gerenciou os perfis sociais do Governo do Estado de São Paulo, com ênfase no segmento de Agronegócios.

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