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Quais os benefícios de sua empresa ser sustentável

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Empresas que buscam melhorar a qualidade de vida e se engajam ativamente em causas mais nobres e sustentáveis, vem chamando mais atenção de seus consumidores, por isso as empresas sustentáveis ganham mais visualizações e fortalecimento de marca.

A sustentabilidade traz também maiores benefícios aos consumidores e colaboradores.

Considerando este cenário, este post visa demonstrar os benefícios de introduzir a sustentabilidade no seu negócio e aborda 5 práticas sustentáveis ​​fáceis de implementar para torná-lo mais consciente e produtivo.

Conheça a seguir os desafios e as vantagens de investir em táticas mais ecológicas de explorar e produzir.

Como ser uma empresa sustentável?

Empresas sustentáveis ​​são motivo de orgulho para clientes e colaboradores. 

Em razão dos grandes danos causados ao meio ambiente, as pessoas estão realmente preocupadas nas questões que envolvem a proteção e a manutenção de um planeta mais verde.

Essas atitudes podem garantir que a próxima geração tenha atitudes e uma forma de viver mais sustentável, procurando formas de se manter de forma mais harmoniosa com o ambiente, promovendo que as próximas gerações também tenham formas de se sustentar.

Por isso, ter atitudes conscientes mostram que não só pensam, mas  agem com esse espírito, garantindo consistência, dinamismo, competitividade e rentabilidade a longo prazo. 

Contudo, para sentir tais benefícios, é fundamental que essa seja realmente uma causa da marca, implementando ações efetivas de conservação e redução de impactos no ambiente.

Nesse sentido, vestir a camisa da sustentabilidade é uma forma eficiente de valorizar a imagem da sua marca de forma consistente, seja uma empresa de ar condicionado mais ecológica ou uma grande indústria que está adequando a linha de produção para minimizar a agressão ao ambiente.

Saiba como fazer isso de forma qualificada lendo os tópicos abaixo.

  1. Crie processos transparentes 

As empresas sustentáveis estão interessadas no impacto social que a realização de suas atividades pode causar. Por isso, deve-se verificar formas de minimizar processos que podem ser mais danosos.

Assim, também é importante ter um processo voltado para mostrar o que está acontecendo ao longo da cadeia produtiva e como os produtos e serviços são criados para os consumidores, identificando melhorias e evidenciando as medidas de cuidado para que o público entenda as causas da marca.

Isso porque, ao saberem exatamente o que está acontecendo na terceirização de limpeza, por exemplo, as pessoas começam a aprofundar a empatia, confiança e compreensão dos valores e missão da marca, passando a contratar o serviço com mais segurança e valorização. O mesmo se aplica a outros segmentos de negócio.

É importante, para uma compreensão geral das políticas e práticas da empresa, que a transparência do processo leve a melhorias significativas na fidelidade do cliente a longo prazo.

  1. Gerencie os resíduos

Ao contrário do que muitos podem pensar, simplesmente colocar latas para descartar o material reciclado não é muito sustentável. 

Esta é apenas a ponta do iceberg e o início de um longo processo de separação consciente dos materiais que são descartados internamente e até o reaproveitamento dos itens na própria linha de produção.

Assim, na realidade, você precisa criar uma gestão de resíduos eficiente nos processos da marca, seja realizando conserto de equipamentos hospitalares ou criando novos insumos para o mercado consumidor final.

Além de separar os resíduos por tipo, outras alternativas são necessárias. 

Isso inclui buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais para coletar os resíduos individualmente e criar campanhas para reduzir o uso de itens descartáveis ​​(como os famosos copos plásticos).

Essas são ações que vão ajudar muito o seu negócio a ser sustentável e ter redução de desperdícios e até de custos.

  1. Incentive o uso de meios de transporte coletivos e alternativos

Inevitavelmente, promover a sustentabilidade requer um controle efetivo das emissões de gases tóxicos, que causam problemas respiratórios e poluem o meio ambiente.

Como os automóveis são uma das principais fontes dessas substâncias, é importante encontrar maneiras de ajudar as empresas a reduzirem o uso desses meios de transporte. 

Mas como uma empresa pode fazer isso? Incentivando os colaboradores a utilizar meios de transporte coletivos e alternativos.

Assim, caso a empresa não disponibilize meios de transporte próprios aos seus colaboradores, eles têm a flexibilidade de se adaptar aos horários de embarque e desembarque de acordo com os horários de ônibus, trem e metrô. 

A construção de um bicicletário é outra forma de motivar o uso de meios de transporte alternativos nas empresas de segurança patrimonial e de outros segmentos diversos.

  1. Use documentos virtuais

Um dos maiores obstáculos que as empresas enfrentam ao usar os recursos naturais com sabedoria são os documentos impressos desnecessariamente.

Enquanto vivermos em uma era de informatização e hiperconectividade, se não usarmos adequadamente tudo o que a modernidade oferece, eles não se adaptarão às tendências e correm o risco de perder eficiência. 

Por esse motivo, adequar a emissão de documentos para o uso de plataformas digitais e arquivos online se torna necessário e promove diversas vantagens ao negócio, desde a sustentabilidade até o fácil acesso aos arquivos.

Basicamente, com a introdução do sistema de documentos eletrônicos, você pode:

  • Reduzir o uso de papel;
  • Economizar espaço de arquivo;
  •  Aumentar a segurança de documentos (evitando acessos e perdas);
  • Acelerar acessos, consultas e atualizações;
  • Economizar tempo. 

Tudo isso sem mencionar a conveniência de enviar documentos instantaneamente para outros setores e redes parceiras, sem incorrer em postagem de longa distância.

Sob esse ponto de vista, a digitalização de documentos é uma grande aliada dos projetos de arquitetura, escritórios contábeis, agências de marketing e diversos outros segmentos que apresentam um alto volume de dados e uso de documentos.

  1. Analise os dados de consumo

Além de implementar as medidas específicas apresentadas no post, as empresas que desejam ser sustentáveis ​​devem gerenciar o uso de seus recursos regularmente.

Para isso, é preciso analisar todos os dados de consumo como água, energia, papel e materiais descartáveis.

É ainda necessário recolher informações sobre os resíduos gerados. Esse monitoramento é relevante para ajudar as empresas a entenderem como as práticas de sustentabilidade realmente funcionam.

Portanto, com base nos dados analisados, a empresa pode excluir ações negativas e se planejar para a empresa de manutenção de ar condicionado e o processo produtivo se tornarem mais sustentáveis.

Por que ser sustentável é positivo?

O conceito de sustentabilidade corporativa vai além das questões ambientais. Ele inclui o uso consciente dos recursos naturais, além do respeito à natureza e o incentivo dos funcionários. 

Portanto, é necessário conscientizar o ambiente de trabalho e a sociedade. Abaixo estão alguns dos benefícios da implementação da sustentabilidade em sua empresa.

Melhora significativa no valor de marca

Para se manter no mercado, você precisa construir uma boa imagem. Por isso, as organizações costumam contar com elementos concretos como uma boa identidade visual e slogans.

No entanto, um posicionamento bem definido é essencial para uma estratégia mais forte e identificação junto ao público consumidor.

Esse posicionamento pode ser construído por meio de ações, causas que se engajam, postagens nas redes sociais e basicamente qualquer atividade que a marca realize, valorize e comunique ao público em geral.

Para conseguir isso, é importante ter os valores que norteiam a estratégia bem definida. E a sustentabilidade pode ser um dos fatores valorizados na situação atual.

Uma imagem corporativa que combine responsabilidade e iniciativas sustentáveis ​​ajudará as empresas a se tornarem mais conhecidas no mercado de PABX em nuvem, destacando a digitalização e a valorização do meio ambiente como aspectos centrais da marca, por exemplo.

Como mencionado acima, os consumidores de hoje estão familiarizados com a seleção de marcas relevantes e procuram aquelas que ofereçam mais do que simples produtos.

Portanto, quando uma marca é considerada sustentável por seus clientes, ela ganha alta reputação e maior engajamento. E isso é um grande diferencial!

Motivação e alinhamento com profissionais em empresas sustentáveis 

Ao pensar nos benefícios de adotar novas práticas de sustentabilidade nas fábricas e escritórios, considere além de novos equipamentos como transformadores de tensão e processos para proporcionar melhorias na rotina.

Isso porque também é preciso direcionar a orientação e valorização daqueles que mantêm o negócio em movimento, ou seja, alinhar e motivar os colaboradores para que adotem as novas medidas e também tenham melhorias.

Eles precisam sentir que seu trabalho faz parte de algo grande e realmente de valor, bem como que suas atividades diárias estão entrelaçadas com grandes mudanças na sociedade, 

Como resultado, o engajamento dos funcionários tende a melhorar significativamente, impactando na produtividade e no relacionamento com o público e outros setores, trazendo novos insights para a marca.

Ter orgulho do que fazem motivará muito os profissionais a trabalharem. Tão importante quanto o bem-estar do cliente final, é promover uma boa dinâmica interna.

Por isso, lembre-se de incentivar ações para melhorar o clima organizacional, reforçar as práticas e valores da marca, bem como construir e manter relacionamentos saudáveis nas equipes.

Adoção de processos eficientes e sustentabilidade

Quando se está imerso nos processos habituais da marca ou na rotina diária, raramente empreendedores e profissionais percebem hábitos prejudiciais que têm.

Nesse caso, pode-se imprimir muitos extratos bancários sem necessidade alguma ou esquecer de desligar as luzes dos espaços no decorrer do dia. 

São essas pequenas ações que podem trazer um grande impacto para a marca e o meio ambiente, demandando avaliação dos processos e ajuste das práticas.

Uma forma eficaz de identificá-los e corrigi-los é por meio da filosofia sustentável, considerando um planejamento claro e reforço de boas ações.

Se a sustentabilidade é a missão da sua empresa, você descobrirá que a produtividade é significativamente melhorada ao estabelecer diretrizes e boas práticas.

Além disso, algumas reduções precisam ser feitas para melhorar o uso de recursos naturais e produtivos. 

Ao reduzir maus hábitos e avaliar melhorias e otimizações que podem ser feitas no espaço, processos mais econômicos e rentáveis podem ser promovidos e implementados.

Expansão das oportunidades de negócios em empresas sustentáveis 

Existem vários fatores que estão mudando a forma como as pessoas interagem com as marcas. Eles agora esperam que as empresas façam mais pela sociedade e levam isso em consideração ao escolher os produtos para comprar.

Portanto, não basta fornecer produtos e serviços que proporcionem uma boa experiência aos consumidores.

Para conquistar esse público, é essencial um conjunto de objetivos alinhado aos valores de uma nova geração.

A Geração Z e a Geração Y estão mais preocupadas com a sustentabilidade do que suas antecessoras.

Em outras palavras, quando sua marca promove um comportamento sustentável, ela envia um sinal positivo para esse público exigente e estabelece conexões mais fortes.

Dessa forma, é mais provável que esses clientes não apenas consumam, mas permaneçam fiéis à marca e a recomendem.

Aumento da competitividade no mercado em empresas sustentáveis 

Não importa a qual segmento você pertença, é certo que a competitividade é alta.

É importante ter diferenciais nesse cenário. É isso que você obtém quando aplica o conceito de sustentabilidade ao seu negócio.

Inclusive, tal conceito e práticas podem ser pensados para todas as empresas, independentemente do setor, considerando suas especificidades e necessidades – indo de pequenos bares a grandes indústrias.

As empresas que não são geridas de forma social, econômica e sustentável correm o risco de serem deixadas para trás pelos consumidores.

Portanto, a lógica oposta também se aplica. A sustentabilidade deve ser vista como parte integrante da gestão corporativa. Porque, como vimos neste post, investimentos ecologicamente corretos têm bons resultados.

Então, não se preocupe se a sua empresa ainda não se integrou à sustentabilidade. O importante é colocar a mão na massa e tratar essa questão com a seriedade que ela merece, identificando as melhorias e novos processos que podem ser implementados para tornar o negócio rentável e ecologicamente correto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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escrito por
Gizella Almeida Silva
Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade UNINOVE, em São Paulo. Trabalhou como auxiliar de marketing e foi assistente de atendimento telefônico. Atualmente trabalha como assessora digital e redatora para sites e blogs.
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