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Gestão de Pessoas

Qual a importância da cultura de colaboração no trabalho?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Inteligência coletiva, coworking, crowdsourcing, economia colaborativa. Todos esses conceitos fazem parte de uma tendência mundial que tem dominado o meio corporativo: a cultura de colaboração.

Mais do que uma moda, o trabalho colaborativo se tornou uma necessidade para as empresas que desejam crescer e se destacar no mercado. Afinal, é uma forma de aprender mais e contribuir para a produtividade de modo coletivo, refletindo nos resultados individuais.

Mesmo sendo um movimento global, muitas organizações ainda relutam em adotar a cultura de colaboração. Assim, neste post explicamos a importância dessa prática e como implementá-la. Acompanhe!

O que é a cultura de colaboração?

Se você já editou uma página da Wikipédia, compartilhou informações com os usuários de aplicativos ou mesmo, respondeu a pesquisas online, então, já participou dessa realidade. O fato é que a cultura colaborativa já faz parte de nosso dia a dia, principalmente no ambiente digital, até pela quantidade de ferramentas que permitem a reunião de diversas pessoas virtualmente.

Como um movimento cultural, a colaboração também não ficaria de fora do ambiente de trabalho, ainda que avance de maneira mais tímida. Trata-se de um modo de trabalhar que envolve a participação de todos, buscando-se atingir os mesmos objetivos.

Assim, a cultura de colaboração direciona as pessoas para um mesmo fim, o de aumentar a produtividade. Isso acontece porque todos os funcionários contribuem para a realização das tarefas, mesmo as de responsabilidade de outros. É uma forma de criar soluções mais dinâmicas de trabalho, que otimizem a rotina e os processos.

Quais as vantagens para a empresa?

A sua organização, independentemente da área de atuação, pode ganhar bastante com a cultura colaborativa. Veja as principais vantagens!

Decisões mais acertadas

Quando a tomada de decisão não é realizada apenas por uma pessoa, mas por uma equipe, a pluralidade de ideias e pontos de vista ajuda a encontrar a resposta mais acertada para um problema.

Maior adequação de habilidades

Se todas as pessoas estão envolvidas no trabalho, cada uma pode se concentrar em fazer aquela tarefa para a qual está mais habilitado. Dessa forma, há um aumento de produtividade e redução no tempo de execução.

Soluções mais rápidas

Da mesma forma, sempre que acontece algum problema ele pode ser resolvido mais rapidamente. Pois existem diferentes visões sobre o assunto, com a possibilidade de adequação para dar a melhor solução.

Garantia de aprendizagem

Ora, em uma cultura de colaboração, pessoas com diferentes conhecimentos e potenciais trabalham juntas. Dessa forma, pode-se aprender mais e desenvolver novos talentos.

Como implementá-la na sua organização?

Na prática, é preciso considerar as habilidades e tendências da equipe para implementar uma cultura colaborativa. Também pode depender dos valores e costumes já institucionalizados. Mas no geral, é possível empregar as seguintes medidas:

  • adote espaços colaborativos, em que todos dividam o mesmo ambiente, como salas de reuniões, lounges etc.;
  • tome decisões coletivamente, de modo que todos participem da discussão e não recebam ordens apenas do superior;
  • ofereça mais flexibilidade aos colaboradores, com a possibilidade de home office, trabalho remoto, e horários flexíveis, de acordo com o momento de maior produtividade deles;
  • procure resolver conflitos de maneira imediata e interna, evitando desgastes maiores ou o envolvimento de outros setores;
  • reconheça todas as conquistas da equipe, sempre!

O fato é que a cultura de colaboração é uma forma de se obter melhores resultados coletiva e individualmente. Portanto, vale a pena investir em algo que vai contribuir para o crescimento tanto da sua organização quanto dos seus colaboradores. Pense nisso!

Gostou de saber sobre a importância da cultura de colaboração? Quer conferir mais dicas de gestão de pessoas? Então, leia também o que é liderança democrática e quais os seus benefícios!

Vinicius Dias Publicado Por: 
Vinicius Dias – Analista de Marketing Digital

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escrito por
Cesta Nobre

3 respostas para “Qual a importância da cultura de colaboração no trabalho?”

  1. Avatar Fernanda disse:

    Bom dia e realmente muito obrigada pelo artigo. Hoje em dia cultura de colaboração é muito importante, não somente para empresa, mas para equipe do trabalho também. Pessoalmente, acho, que cada empresa precisa conhecer e utilizar as ferramentas digitais, para organizar e arranjar todas tarefas diarias, semanais etc. Recomendo Kanban – kanbantool.com – ja estamos trabalhar juntos mais do que um ano :))) Gosto muito de simplicidade que Kanban oferece 🙂

  2. Avatar elo job disse:

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