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Educação Executiva

Qual o impacto da inteligência artificial no RH?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A tecnologia tem impactado, cada vez mais, todas as áreas do conhecimento, inclusive a de recursos humanos. Entre diversas ferramentas, a inteligência artificial no RH é a que mais se destaca, não apenas pelo seu caráter inovador, mas por todas as possibilidades ainda não exploradas.

Isso não acontece por acaso, visto que esse tipo de tecnologia está relacionado a uma maior eficiência e rapidez nos processos. Neste post, falaremos um pouco sobre as aplicações e o impacto da inteligência artificial no RH. Continue a leitura para saber mais!

O que é inteligência artificial?

Esqueça os robôs com forma humana dos filmes de ficção científica. Na verdade, a inteligência artificial (IA) pode ser bem mais simples, em sistemas que funcionam em máquinas bem menores, como computadores e smartphones. Um bom exemplo são os assistentes pessoais, como a Siri, da Apple.

Uma IA é um software que tem a capacidade de processar e analisar dados, reconhecer padrões, aprender e se desenvolver a partir deles. Ou seja, funciona de modo a imitar o pensamento humano em sua forma lógica.

Como ela pode ser usada no RH?

Esse tipo de sistema já está bem inserido no nosso dia a dia, ainda que não seja percebido. Na área de RH, a inteligência artificial pode ajudar bastante na tomada de decisão dos gestores. Confira alguns usos possíveis!

Recrutamento e seleção

A partir da busca em uma base de dados, a inteligência artificial no RH pode ajudar a traçar um perfil ideal para uma vaga e encontrar os candidatos mais adequados. Podem ser analisadas, tanto características técnicas quanto comportamentais. Assim, torna-se possível selecionar pessoas, com base em uma análise racional, sem argumentos subjetivos.

Treinamento e desenvolvimento

Algumas ferramentas com IA podem ser usadas para identificar gargalos de treinamento e capacitação dentro da organização. Ou seja, a tecnologia ajuda a encontrar necessidades de melhorias. Além disso, os próprios softwares podem ser usados na confecção de cursos e testes, bem como para avaliar os resultados obtidos.

Mensuração de resultados

Outra importante aplicação é na mensuração dos resultados do próprio setor de recursos humanos. Dessa forma, um software pode verificar a efetividade das contratações, a rotatividade de funcionários, a produtividade e outras métricas relacionadas.

Quais os benefícios de usar IA?

A verdade é que o potencial da inteligência artificial no RH ainda não foi totalmente explorado. De qualquer forma, já é possível perceber alguns benefícios. Entre eles, podemos citar o aumento da competitividade no mercado, demonstrando que a empresa se preocupa com a inovação.

Outra grande vantagem é aumentar a eficiência do setor de gestão de pessoas, que é visto como estratégico em qualquer organização. Pode-se obter melhores resultados e tomar decisões mais acertadas em relação a diversos aspectos, desde a aquisição até a retenção de talentos.

Além disso, a IA permite a criação de ações efetivas para o crescimento da empresa, já que facilita a tomada de decisão, de forma assertiva e rápida. Assim, a análise de cada processo se torna mais fácil.

Quais os passos para aplicar a inteligência artificial no RH?

É fato que a inteligência artificial pode ser empregada em todas as tarefas do RH — em especial nas tarefas burocráticas — inclusive no controle de jornadas, recrutamento e treinamento de funcionários. Contudo, para aproveitar todos os benefícios, é necessário saber quais os passos para sua aplicação. Veja-os, a seguir.

Invista na melhoria da comunicação interna

A IA é um facilitador da comunicação interna de uma empresa, ao investir em chatbots. Esses são robôs virtuais capazes de simular um atendimento humano e imitar conversas com seus usuários, interagindo como um assistente.

O chatbot envia uma mensagem automatizada, podendo ser programado para responder perguntas frequentes ou pré-determinadas. Ele encaminha essas mensagens para um atendimento humano somente quando necessário.

No RH, o chatbot pode ser aplicado na área de intranet, para melhorar e agilizar o atendimento sobre as atividades relacionadas ao trabalho. Os protocolos das tarefas podem ser ensinados ao chatbot pela IA, solucionando problemas sem a intervenção de um gestor.

Melhore a avaliação de desempenho

Com a IA, a empresa pode otimizar a avaliação de desempenho. Para isso, o RH deve estabelecer parâmetros de avaliação e qualidade. Assim, a inteligência artificial poderá gerar relatórios sobre o desempenho de cada colaborador.

Desse modo, será possível analisar se o colaborador vem cumprindo as metas estabelecidas por seus líderes, bem como a quantidade de faltas, a pontualidade e até o tempo médio gasto em cada tarefa realizada.

Tenha um bom software de gestão

A IA é um tipo de software com um raciocínio mais humanizado, apto a analisar e obter respostas para todas as situações. Por isso, recomendamos que você adquira um software para gestão, auxiliando o RH.

O bom software deve ser capaz de traçar padrões de comportamentos, cruzar dados e relacionar informações. Isso terá a finalidade de otimizar a avaliação da eficiência dos processos do RH e ajudá-lo a treinar os colabores ou organizar o quadro de funcionários, de acordo com a aptidão de cada um.

Além disso, há softwares que atuam especificamente na fase de recrutamento e seleção de pessoal, desenvolvendo entrevistas automáticas com os candidatos às vagas, o que permite uma pré-seleção e facilita o trabalho do setor de RH.

Conte com um auxílio especializado

Por mais que utilizar a inteligência artificial otimize o cotidiano do RH, às vezes, você precisará de ajuda especializada — em especial, para realizar a manutenção dos softwares de gestão. Nesse caso, é necessário contar com uma empresa que esteja à sua disposição, sempre que surgirem dúvidas.

Contar com esse apoio especializado é fundamental, para que a implantação da IA seja benéfica ao setor de RH. Por isso, dê preferência a empresas que disponibilizem um profissional técnico para cuidar de todos os softwares. Afinal, nenhuma tecnologia substitui o “olho no olho”, próprio dos humanos.

Diante disso, é fato que a inteligência artificial no RH é o tipo de inovação que veio para ficar. Portanto, é bom ficar atento e acompanhar de perto todas essas mudanças que a tecnologia tem permitido. Busque um software de gestão que funcione estrategicamente, reduza custos e auxilie na produtividade dos colaboradores do setor de RH. Assim, eles poderão investir seus esforços em tarefas essenciais para o bom andamento da empresa.

Gostou de saber como funciona a inteligência artificial na área de recursos humanos? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para acessar outras informações.

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escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

2 respostas para “Qual o impacto da inteligência artificial no RH?”

  1. […] judiciais, com decisão que determine o seu religamento à empresa. Assim, o trabalhador procura o setor de Recursos Humanos (RH), que deve readmiti-lo, observando seus direitos […]

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