?>
Aprendizado

Rádio Peão na comunicação empresarial: vilã ou aliada?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

As conversas e fofocas de corredor fazem parte de qualquer ambiente de trabalho. Trata-se de uma expressão espontânea entre os funcionários, em que as informações oficiais ou não e opiniões são compartilhadas livremente. Mas, até que ponto a chamada rádio peão na comunicação empresarial é ruim ou benéfica?

A resposta para essa pergunta pode variar muito de uma empresa para outra, do clima organizacional e da maturidade dos canais de comunicação interna. Para entender melhor o assunto, continue lendo e veja se a rádio peão é uma vilã ou aliada e como lidar com ela na prática. Acompanhe!

Quais problemas podem ser acarretados pela rádio peão?

Geralmente, quando a rádio peão está fortalecida já significa que algo não vai bem. Isso porque ela surge a partir de um clima de insegurança, em que os colaboradores buscam uns aos outros para conseguir informações importantes sobre a empresa. O problema é que nem sempre essas informações são verdadeiras, sendo carregadas de suposições e opiniões.

Isso acontece quando uma empresa não mantém uma comunicação interna eficiente. Assim, os colaboradores recorrem a meios não oficiais para se manterem informados sobre os rumos da organização. A partir daí podem surgir alguns problemas, que vão se agravando com o tempo. Confira os principais a seguir.

Queda na produtividade e nos resultados

Quando os colaboradores passam mais tempo se ocupando da rádio peão do que do trabalho, a tendência é uma queda na produtividade individual e coletiva. Com o tempo, as equipes apresentam uma piora nos resultados, que refletem na companhia como um todo.

Além disso, notícias falsas e alarmistas, como no caso de demissões e problemas financeiros, podem criar um clima de insegurança que prejudica ainda mais a produtividade. Problemas como o absenteísmo se tornam cada vez mais recorrentes.

Conflitos e desavenças

Outro impacto da rádio peão na comunicação empresarial é o aumento de conflitos e desavenças. Muitas das informações repassadas envolvem diferenças de opiniões e problemas entre os colaboradores, principalmente com as lideranças. Assim, o que poderia ser resolvido apenas com uma conversa ou uma informação completa, se transforma em algo bem maior.

Desmotivação dos colaboradores

Caso os colaboradores fiquem muito tempo sem receber informações sobre a empresa e feedbacks sobre o trabalho, o ambiente de incertezas serve para desmotivá-los. Gradualmente, as pessoas vão compartilhando suas inseguranças e insatisfações, contribuindo ainda mais para o clima de instabilidade e desmotivação.

Como reverter os danos da rádio peão na comunicação empresarial?

A única maneira de resolver os problemas provocados pela rádio peão é estabelecendo uma comunicação interna eficaz. Para tanto, é necessário manter transparência, com uma cultura de feedbacks e o compartilhamento das principais informações sobre a empresa.

Dessa forma, a organização assume o papel de informar aos colaboradores sobre qualquer mudança ou situação relevante que possa trazer impactos na rotina empresarial. Uma vez que essas informações sejam repassadas com rapidez e clareza, as notícias falsas e os palpites vão perdendo força.

Para que essa comunicação funcione, é fundamental investir em canais eficientes, como e-mail corporativo, intranet, SMS, chatbot, entre outros. Acima de tudo, é preciso planejar todas as ações comunicativas, integrando setores e as lideranças.

No entanto, a rádio peão na comunicação empresarial também pode ser uma aliada em alguns momentos. Depois de fortalecer os canais oficiais, ela pode disseminar informações verdadeiras, ajudando a acabar com as falsas. O mais importante é que a empresa tome a frente da comunicação organizacional, evitando que os problemas listados acima aconteçam.

Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a rádio peão na comunicação empresarial? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o assunto!

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier

4 respostas para “Rádio Peão na comunicação empresarial: vilã ou aliada?”

  1. Avatar erotik disse:

    Me muero pq Manu me ponga un corazosito en este comentario =D Erena Hardy Theurich

  2. Avatar erotik disse:

    My family members every time say that I am killing my time here at net, but I know I am getting experience all the time by reading such fastidious posts.| Domini Chevalier Favrot

  3. Avatar escort bayan disse:

    Wow! Finally I got a weblog from where I be able to really obtain helpful information concerning my study and knowledge. Maitilde Andy Avril

  4. I feel genuinely thrilled to have seen your current webpage and appearance forward to be able to so many more interesting times reading here. Cheers yet again for all typically the details. Cathy Shamus Gilleod

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado