?>
RH Moderno

Reconhecimento de colaboradores:como estruturar em seu negócio

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Se você é uma pessoa empreendedora experiente saber perfeitamente que o sucesso de um negócio depende de vários fatores junto a seu colaborador.

Além da disposição de se adequar às tendências do mercado, criar soluções inovadoras e elaborar estratégias eficazes, é preciso dispor de uma equipe altamente capacitada e, sobretudo, engajada em conseguir alcançar os resultados.

Aliás, dependendo de quais são suas metas, dispor de uma equipe comprometida é crucial para garantir o desenvolvimento do seu negócio. No entanto, a principal dificuldade não está em montar uma equipe de talentos únicos, mas sim em manter o grupo otimista e focado.

Para conseguir esse feito, muitas pessoas empreendedoras têm mudado a forma como se relacionam com seus funcionários. Nesse caso, eliminam de vez o abismo que existia entre ambos e investem em ações que proporcionam algum benefício para os profissionais.

Uma dessas soluções tem sido o programa de reconhecimento de colaboradores. Você sabe o que é e como funciona? Então, não deixe de prosseguir com a leitura deste artigo!

O que é um programa de reconhecimento de colaboradores?

Como você já deve imaginar, o programa de reconhecimento de colaboradores tem o objetivo de valorizar as conquistas de cada funcionário. Sendo assim, trata-se de uma política interna criada com base nos critérios da cultura organizacional da empresa. Na prática, quando o colaborador alcança as metas ou realiza ações que impulsionam o crescimento da empresa, o programa de reconhecimento serve justamente para notabilizar essas conquistas.

Quando implementado de forma correta, a pessoa gestora consegue manter o funcionário motivado e, consequentemente, o engajamento da equipe. Os seus colaboradores são a base do seu negócio, pois é por meio deles que se torna possível tirar as ideias, projetos e planos do papel, transformando, assim, em algo real. Logo, fica claro que a valorização da equipe é um investimento que vale a pena.

Quais são os passos para estruturar um programa de reconhecimento para o colaborador?

Embora o programa de reconhecimento seja algo individual de cada empresa, existem algumas dicas padrões que devem ser levadas em conta no momento da elaboração da política do programa. Veja só quais são elas.

Pense nas necessidades do Colaborador

Se o objetivo é gratificar o colaborador pelo bom trabalho prestado, então, nada melhor do que saber, por ele mesmo, quais são suas necessidades. Nesse caso, reúna a equipe e peça para que cada um exponha a sua opinião sobre o assunto.

Invista em bons prêmios para o colaborador

Com base no que foi exposto pelos colaboradores, fica mais fácil definir os benefícios que realmente vão agradar a todos. Tendo em vista o retorno que uma equipe motivada e engajada gera para a empresa, não hesite no momento de investir em bons prêmios.

Conte com uma empresa especializada

Contar com uma empresa especializada nesse tipo de proposta faz toda a diferença. Isso porque, por meio de uma orientação adequada, você consegue elaborar um programa de reconhecimento com mais eficiência, de modo que as expectativas sejam facilmente alcançadas.

Portanto, vale ressaltar mais uma vez que o investimento na equipe de colaboradores é algo que precisa ser feito para você conseguir expandir o seu negócio. Afinal, são eles os responsáveis por lidar diretamente com os clientes e, sobretudo, executar os planos de ação. Por esse motivo, ter uma equipe engajada e satisfeita com o trabalho é crucial para o sucesso da sua empresa.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine agora a nossa newsletter.

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado