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Gestão de Pessoas

Saiba como criar uma boa relação entre empregado e empregador!

Tempo de leitura estimado: 5 min.

De acordo com a legislação, como deve ser a relação existente entre empregado e empregador? Assim como em qualquer outro tipo de contato interpessoal, é preciso manter o respeito mútuo entre as partes, de modo que o empregado tenha sua dignidade preservada e que o empregador possa exercer a sua liderança sem ser autoritário.

Nos últimos anos, as organizações que buscaram por alternativas que trouxessem um melhor clima organizacional aos seus membros se destacaram competitivamente, uma vez que a retenção de talentos é um dos grandes desafios para as empresas nos dias de hoje.

Pensando nisso, elaboramos este texto para que você confira algumas dícas práticas de como manter a boa relação entre empregado e empregador. Continue a leitura e saiba mais!

Ofereça benefícios ao empregado

Entre as principais vantagens de oferecer benefícios aos profissionais de seu negócio, destaca-se o engajamento dos colaboradores junto às suas principais metas e atividades, uma vez que ele se sentirá valorizado pela organização. Por essa razão, vai aumentar a proatividade para trazer inovação e também novas demandas para o negócio, de modo que a empresa possa crescer continuamente e se desenvolver a partir do bom trabalho dos próprios colaboradores.

Conforme abordado, a retenção de talentos é um dos desafios dos gestores nos dias de hoje. Entre os impactos desse índice estar elevado, ressaltam-se os custos elevados para a contratação e demissão de profissionais, a baixa produtividade daqueles que permanecem no time, além de uma imagem negativa perante o mercado. Os benefícios proporcionam justamente o contrário, uma vez que as suas necessidades serão atendidas pela empresa, o que traz maior sentimento de pertencimento pelo local de trabalho.

Todos esses ganhos trarão um diferencial competitivo para o negócio, permitindo fechar novos negócios e contribuindo para a permanência de bons clientes que acreditam nos serviços oferecidos.

Quais benefícios oferecer? Entre eles, destacamos:

  • cesta básica — permite os ganhos apresentados, além de trazer itens de qualidade e melhorias na saúde;
  • flexibilidade de horário;
  • vale-cultura;
  • auxílio-creche;
  • plano de saúde; entre outros.

Estabeleça uma relação de confiança com o colaborador

Conquistar a confiança de sua equipe também permitirá uma melhoria no relacionamento, além de trazer um comprometimento maior com as estratégias adotadas pelo seu negócio. Para isso, o primeiro passo é cumprir com o que prometeu em qualquer circunstância. Seja relacionado ao plano de carreira ou acordos individuais, é preciso trazer para o seu colaborador o sentimento de que pode contar com o seu negócio perante as solicitações do dia a dia, o que traz credibilidade para as relações.

Além disso, mantenha sempre a transparência em relação aos acordos fechados e às perspectivas do negócio, realizando reuniões periódicas para apresentar resultados e planos de ação. Invista também no treinamento de seus profissionais, uma vez que demonstrará que a liderança está preocupada com o desenvolvimento de cada um deles, o que também contribui para o aumento da produtividade.

Não se esqueça de também estimular as lideranças a buscarem constantemente por novos aprendizados, de modo que os conhecimentos adquiridos possam agregar nas relações do cotidiano e proporcionar melhores retornos por parte dos profissionais.

Estimule a cultura de feedback

Apesar de ser um termo vindo do inglês, o feedback é uma prática fácil de ser implementada e que contribui efetivamente para os bons resultados da empresa. Trata-se de um processo de comunicação cujo aprendizado e melhorias de seus profissionais serão aprimorados continuamente, o que pode contribuir para uma maior satisfação do trabalho feito e também ganho de confiança por parte de toda a equipe.

Para isso, é preciso que a cultura seja estimulada pelas próprias lideranças. Periodicamente, é possível fazer uma reunião com cada um dos membros e fazer com que aquele momento seja de diálogo entre as partes, em que ambos terão a oportunidade de apresentar os seus pontos de vista sobre o trabalho efetuado e as estratégias da organização.

É comum que haja dúvidas de como ofertar o feedback de forma correta. Por essa razão, ter treinamentos para toda a empresa sobre boas práticas do tema contribuirá para que esse assunto esteja na rotina dos profissionais, permitindo que as pessoas estejam mais à vontade para abordarem as suas percepções no dia a dia.

Assim, a sua empresa poderá usufruir das vantagens que isso traz, como um monitoramento constante do desenvolvimento de seus membros, além de uma maior fluidez na comunicação e também a definição de planos de ação que sejam eficazes para o trabalho do time como um todo.

Faça pesquisas de clima organizacional

Para que estratégias de melhoria sejam adotadas em sua empresa, nada melhor do que coletar o que os seus próprios profissionais consideram importantes, não é verdade? A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta útil para as organizações justamente nesse sentido, uma vez que vai mapear o que eles consideram importantes nos mais diferentes aspectos dentro do negócio.

Entre os benefícios dessa prática, destacamos o favorecimento das tomadas de decisão mais sólidas, uma vez que a equipe trará a sua opinião frente às ações da empresa com os profissionais, além de trazer melhorias na comunicação e também no ambiente de trabalho.

Novamente, essa estratégia permite uma redução da rotatividade na equipe e aperfeiçoa as lideranças para feedbacks mais precisos com seus membros. Consequentemente, a confiança é ampliada, além de trazer melhorias na imagem da empresa com os seus clientes.

Para uma pesquisa que traga os resultados apresentados, tenha um bom planejamento para a sua implementação, uma vez que é preciso entender quais os canais mais adequados para que seus colaboradores possam registrar as suas percepções. Além disso, defina as perguntas conforme os objetivos desse estudo, além de incentivar a participação de todo o time para trazer melhorias entre a equipe.

Neste conteúdo, você pôde entender de forma mais precisa dicas práticas de como criar uma boa relação entre empregado e empregador. Conforme abordado, todos esses pontos contribuirão significativamente para a retenção de capital intelectual em seu negócio, além de possibilitar profissionais mais engajados com as suas funções. Consequentemente, os resultados serão mais atrativos, possibilitando o crescimento da empresa no mercado.

Oferecer benefícios é uma dessas estratégias que devem ser consideradas. Por essa razão, o convidamos a conhecer a Cesta Nobre, conversar com nossos profissionais e entender como a empresa contribuirá para as suas ações!

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escrito por
Cesta Nobre

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