Saiba como criar uma boa relação entre empregado e empregador!
De acordo com a legislação, como deve ser a relação existente entre empregado e empregador? Assim como em qualquer outro tipo de contato interpessoal, é preciso manter o respeito mútuo entre as partes, de modo que o empregado tenha sua dignidade preservada e que o empregador possa exercer a sua liderança sem ser autoritário.
Nos últimos anos, as organizações que buscam por alternativas que provessem um melhor clima organizacional para os seus membros se destacaram competitivamente, uma vez que a retenção de talentos é um dos grandes desafios para as empresas nos dias de hoje.
Pensando nisso, elaboramos este texto para que você confira algumas dicas práticas de como manter a boa relação entre empregado e empregador. Continue a leitura e saiba mais!
Por que ter uma boa relação entre empregado e empregador?
Quando pensamos em estratégias para promover o crescimento de um negócio, sempre vem à mente ações que tem como foco satisfazer o público externo. Embora seja necessário concentrar-se na dor do cliente, é muito importante levar em consideração as necessidades dos seus colaboradores, pois são eles os responsáveis por tornar real os seus projetos.
Tendo em vista que o empregado possui um papel fundamental na busca pelo crescimento da empresa, é crucial que você desenvolva um relacionamento de confiança com ele e, sobretudo, tenha uma boa comunicação. Isso porque uma equipe desalinhada e sem propósito não gera os resultados esperados.
Quando não há uma boa comunicação entre o empregador e o empregado, a qualidade do serviço prestado cai significativamente e os efeitos desse relacionamento desestruturado atingem todas as esferas do empreendimento. Ou seja, a empresa só tem a perder quando mantém uma distância entre os gestores e funcionários.
Em tempos de alta competitividade, manter um clima organizacional pesado devido à ausência de união entre a equipe é o mesmo que sentenciar sua empresa ao fracasso. Isso porque dificilmente um empreendimento consegue alcançar o sucesso tendo um ambiente interno desalinhado.
Por esse motivo, os gestores que entendem a importância de ter profissionais motivados e engajados valorizam o bom relacionamento com seus funcionários e buscam inserir esse valor na cultura organizacional da empresa. Essa medida é crucial para minimizar os problemas internos que atrapalham o desenvolvimento da equipe e garantir o alcance dos resultados esperados.
Isso porque as vantagens de ter um bom relacionamento com a equipe e, consequentemente, uma boa comunicação são as seguintes:
- melhora do clima organizacional;
- aumenta a produtividade interna;
- reduz a taxa de rotatividade;
- facilita a integração de novos funcionários;
- estimula o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e espírito de cooperação;
- reduz os efeitos de uma crise.
Como cultivar um bom relacionamento com os colaboradores?
Iniciar o processo de construção de um bom relacionamento com a equipe não é tão difícil quanto parece. Isso porque existem algumas práticas simples que fortalecem a relação e facilitam a comunicação interna. Veja só quais são elas.
Tenha proximidade com os liderados
Muitos empreendedores, por alguma razão, preferem manter uma distância da sua equipe. Esse posicionamento nem sempre resulta em vantagens para a empresa, pois inibe o colaborador. Então, questões que poderiam ser facilmente resolvidas se houvesse uma boa comunicação interna e liberdade para manifestar uma opinião seguem sem resolução colocando em risco o desenvolvimento da empresa.
Por outro lado, quando a empresa preza pelo bom relacionamento interno tem como vantagem a união da equipe e o maior engajamento na busca pela solução dos problemas que surgem. Esse alinhamento, é fundamental para que os objetivos propostos sejam alcançados.
Defina as regras
Ao contrário do que muitos imaginam, o estabelecimento de limites é essencial em qualquer relacionamento. Afinal, é por meio deles que é possível manter uma convivência respeitosa e agradável. Por esse motivo, defina regras de convívio para garantir um clima organizacional profissional e, sobretudo, humanizado.
Ofereça benefícios ao empregado
Entre as principais vantagens de oferecer benefícios aos profissionais de seu negócio, destaca-se o engajamento dos colaboradores junto às suas principais metas e atividades, uma vez que ele se sentirá valorizado pela organização. Por essa razão, vai aumentar a proatividade para trazer inovação e também novas demandas para o negócio, de modo que a empresa possa crescer continuamente e se desenvolver a partir do bom trabalho dos próprios colaboradores.
Conforme abordado, a retenção de talentos é um dos desafios dos gestores nos dias de hoje. Entre os impactos desse índice estar elevado, ressaltam-se os custos elevados para a contratação e demissão de profissionais, a baixa produtividade daqueles que permanecem no time, além de uma imagem negativa perante o mercado. Os benefícios proporcionam justamente o contrário, uma vez que as suas necessidades serão atendidas pela empresa, o que traz maior sentimento de pertencimento pelo local de trabalho.
Todos esses ganhos trarão um diferencial competitivo para o negócio, permitindo fechar novos negócios e contribuir para a permanência de bons clientes que acreditam nos serviços oferecidos.
Quais benefícios oferecer? Entre eles, destacamos:
- cesta básica — permite os ganhos apresentados, além de trazer itens de qualidade e melhorias na saúde;
- flexibilidade de horário;
- vale-cultura;
- auxílio-creche;
- plano de saúde; entre outros.
Estabeleça uma relação de confiança com o colaborador
Conquistar a confiança de sua equipe também permitirá uma melhoria no relacionamento, além de trazer um comprometimento maior com as estratégias adotadas pelo seu negócio. Para isso, o primeiro passo é cumprir com o que prometeu em qualquer circunstância. Seja relacionado ao plano de carreira ou acordos individuais, é preciso trazer para o seu colaborador o sentimento de que pode contar com o seu negócio perante as solicitações do dia a dia, o que traz credibilidade para as relações.
Além disso, mantenha sempre a transparência em relação aos acordos fechados e às perspectivas do negócio, realizando reuniões periódicas para apresentar resultados e planos de ação. Invista também no treinamento de seus profissionais, uma vez que demonstrará que a liderança está preocupada com o desenvolvimento de cada um deles, o que também contribui para o aumento da produtividade.
Não se esqueça de também estimular as lideranças a buscarem constantemente por novos aprendizados, de modo que os conhecimentos adquiridos possam agregar nas relações do cotidiano e proporcionar melhores retornos por parte dos profissionais.
Estimule a cultura de feedback
Apesar de ser um termo vindo do inglês, o feedback é uma prática fácil de ser implementada e que contribui efetivamente para os bons resultados da empresa. Trata-se de um processo de comunicação cujo aprendizado e melhorias de seus profissionais serão aprimorados continuamente, o que pode contribuir para uma maior satisfação do trabalho feito e também ganho de confiança por parte de toda a equipe.
Para isso, é preciso que a cultura seja estimulada pelas próprias lideranças. Periodicamente, é possível fazer uma reunião com cada um dos membros e fazer com que aquele momento seja de diálogo entre as partes, em que ambos terão a oportunidade de apresentar os seus pontos de vista sobre o trabalho efetuado e as estratégias da organização.
É comum que haja dúvidas de como ofertar o feedback de forma correta. Por essa razão, ter treinamentos para toda a empresa sobre boas práticas do tema contribuirá para que esse assunto esteja na rotina dos profissionais, permitindo que as pessoas estejam mais à vontade para abordarem as suas percepções no dia a dia.
Assim, a sua empresa poderá usufruir das vantagens que isso traz, como um monitoramento constante do desenvolvimento de seus membros, além de uma maior fluidez na comunicação e também a definição de planos de ação que sejam eficazes para o trabalho do time como um todo.
Faça pesquisas de clima organizacional
Para que estratégias de melhoria sejam adotadas em sua empresa, nada melhor do que coletar o que os seus próprios profissionais consideram importantes, não é verdade? A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta útil para as organizações justamente nesse sentido, uma vez que vai mapear o que eles consideram importantes nos mais diferentes aspectos dentro do negócio.
Entre os benefícios dessa prática, destacamos o favorecimento das tomadas de decisão mais sólidas, uma vez que a equipe trará a sua opinião diante das ações da empresa com os profissionais, além de trazer melhorias na comunicação e também no ambiente de trabalho.
Novamente, essa estratégia permite uma redução da rotatividade na equipe e aperfeiçoa as lideranças para feedbacks mais precisos com seus membros. Consequentemente, a confiança é ampliada, além de trazer melhorias na imagem da empresa com os seus clientes.
Para uma pesquisa que traga os resultados apresentados, tenha um bom planejamento para a sua implementação, uma vez que é preciso entender quais os canais mais adequados para que seus colaboradores possam registrar as suas percepções. Além disso, defina as perguntas conforme os objetivos desse estudo, além de incentivar a participação de todo o time para trazer melhorias entre a equipe.
Neste conteúdo, você pôde entender de forma mais precisa as dicas práticas sobre como criar uma boa relação entre empregado e empregador. Conforme abordado, todos esses pontos contribuirão significativamente para a retenção de capital intelectual em seu negócio, além de possibilitar profissionais mais engajados com as suas funções. Consequentemente, os resultados serão mais atrativos, possibilitando o crescimento da empresa no mercado.
Oferecer benefícios é uma dessas estratégias que devem ser consideradas. Por essa razão, o convidamos a conhecer a Cesta Nobre, conversar com nossos profissionais e entender como a empresa contribuirá para as suas ações!