?>
Educação Executiva

O que é remuneração estratégica e como os benefícios contribuem para ela?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Na atualidade, os empreendimentos estão cada vez mais preocupados em melhorar os seus processos internos, visando alcançar uma boa posição dentro do mercado de serviços.

Para tornar esse objetivo real, uma das principais estratégias é investir no seu time de colaboradores. A esse respeito, temos a remuneração estratégica como um excelente recursos.

Ela nada mais é que uma política de valorização do trabalho dos funcionários. Isso, na prática, é feito por meio de recompensações por cumprimento de metas, eficiência no serviço e desempenho individual e coletivo.

Essa remuneração adicional pode variar de empresa para empresa, sendo que o objetivo principal é garantir o engajamento e produtividade dos membros da corporação.

Tendo em vista a sua importância, é fundamental conhecer bem esse assunto. Sendo assim, para ajudá-lo, preparamos este artigo dispondo das principais informações. Acompanhe!

Como a empresa pode oferecer uma remuneração estratégica?

Confira agora alguns exemplos de remuneração estratégica!

Comissões

A primeira forma de oferecer uma remuneração estratégica que podemos citar é por meio das famosas comissões. Nesse caso, o funcionário obtém benefícios, quando há o cumprimento de metas previamente estabelecidas. Esse acordo pode variar de acordo com o perfil de cada empresa. Dessa forma, a comissão pode ser parcial, em que o colaborador recebe uma parte fixa do salário, e total que corresponde a todo o seu salário baseado em metas produtivas.

Gratificação

Essa forma de remuneração estratégica se diferencia da comissão por ter algumas particularidades. Ela se baseia em alguns critérios que podem variar de acordo com a realidade de cada colaborador. De forma prática, podemos encontrar a gratificação em exemplos, como bônus por tempo de serviço ou devido a elevar o grau de qualificação.

Premiação

Outra forma muito interessante de aumentar o engajamento da sua equipe é por meio do estabelecimento de premiações para aqueles funcionários que se destacam em uma determinada atividade ou objetivo. Ela é concedida em um valor premiativo, que é independente do salário do indivíduo.

Participação nos lucros – Remuneração estratégica

Essa medida permite aumentar o sentimento de “vestir a camisa da empresa”, já que os colaboradores enxergam que todo o seu trabalho investido na produção é, de certa forma, retornado a eles. Por conta disso, a participação nos lucros pode ser apontada como uma excelente estratégia de motivação da equipe interna.

Como os benefícios  contribuem nesse sentido?

É errado pensar que a remuneração estratégica é o mesmo que benefícios salariais, já que os dois modelos são realizados de formas diferentes. Todavia, cumprem o mesmo objetivo de melhorar a condição de trabalho dos colaboradores e tornar a vaga de emprego mais atrativa.

Os benefícios podem contribuir para tornar a remuneração estratégica ainda mais completa, por meio da concessão de recursos adicionais ao funcionário. Podemos citar, por exemplo, a viabilização de bolsa de estudos, vale-refeição, auxílio de transporte etc.

Portanto, essas foram as principais informações acerca do assunto sobre remuneração estratégica e sua relação com os benefícios. Vale ressaltar a necessidade de ter atenção aos limites de arrecadação da empresa e o nível de eficiência dos programas de remuneração, para que a empresa possa se beneficiar junto com os seus colaboradores.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre os tipos de remuneração para oferecer ao seu colaborador!

Compartilhe:
escrito por
Vinicius Dias
Pós-graduado em Gestão de Marketing Online. Atualmente responsável pela parte de Automação e Marketing Digital da empresa Cesta Nobre, foi gestor da loja online Elementar Bebidas e atuou como Analista de Marketing Digital/Eventos da empresa Ciashop Tecnologia e gerenciou os perfis sociais do Governo do Estado de São Paulo, com ênfase no segmento de Agronegócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado