?>
Gestão de Pessoas

Retenção de talento: qual o melhor plano para minha empresa?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A retenção de talento é uma questão muito importante para as empresas. Altos índices de rotatividade afetam a saúde financeira do negócio, gerando gastos com pagamentos de direitos, novas contratações e treinamentos. Uma pesquisa da PWC revela que a retenção é um dos principais tópicos na agenda de 79% dos CEOs.

Com tantas necessidades e expectativas de funcionários, fica difícil entender qual a melhor estratégia para manter seus melhores talentos dentro da empresa. Salários maiores? Benefícios? Bom ambiente de trabalho?

Uma boa pesquisa de clima organizacional vai ajudar a identificar quais os aspectos que vão aumentar a motivação e engajamento dos seus funcionários. Essa pesquisa vai dar um panorama completo do que seus empregados querem e do que você deve oferecer, dentro do orçamento da empresa.

Mas alguns aspectos podem ser observados antes dessa implementação:

Liderança

Os profissionais geralmente não abandonam a empresa, mas sim a liderança.

Um bom chefe pode ajudar a despertar o melhor de cada profissional, incentivar a produtividade e estabelecer um clima de equipe e cooperação. É importante que o bom líder abra espaço para conversas e sugestões dos funcionários, melhorando o clima na organização como um todo.

Plano de carreira

Um dos principais motivadores dentro de uma empresa é a possibilidade de crescimento. Um bom plano de carreira vai ajudar nisso, deixando os funcionários conscientes do que podem alcançar dentro da organização e de como atingirem esse crescimento.

Treinamentos

Bons programas de treinamento vão capacitar seus funcionários e ajudá-los a alcançarem mais êxito nas tarefas diárias. Não tenha medo de perder esses profissionais para a concorrência. Com esses treinamentos, o empregado percebe que a empresa o reconhece e tende a trabalhar nela por mais tempo.

Salário e benefícios

Por mais que o ambiente dentro da empresa seja ideal, dificilmente um funcionário vai permanecer nela se o salário estiver abaixo da média. Procure manter pagamentos competitivos dentro do possível e lembre-se que os benefícios também fazem parte da remuneração e são levados em conta pelos empregados.

Reconhecimento

Para qualquer profissional, é importante ser reconhecido dentro da empresa pelos serviços prestados. Esse reconhecimento tem um grande valor na retenção de talento e pode ser feito com um agradecimento público, promoções ou presentes.

O importante é mostrar a valorização desse trabalhador para que ele perceba que seus esforços não foram em vão.

Ambiente seguro

Nada é mais estressante que o medo de perder o emprego a qualquer momento. Ofereça um ambiente seguro aos seus talentos, deixando as regras claras. Autonomia para desenvolver o trabalho também é um fator importante e faz com que o profissional assuma a responsabilidade pelas suas tarefas e consiga desempenhar sua função da melhor maneira.

A retenção e engajamento dos colaboradores estão ligados à valorização desses profissionais. Ao perceberem que são importantes para que a empresa atinja as metas que foram estabelecidas e que são reconhecidos por isso, os funcionários tendem a trabalhar por mais tempo no mesmo lugar.

Lembre-se que procurar um novo emprego também demanda tempo e disposição. Ofereça um ambiente favorável e dificilmente você terá problemas com a retenção de talento na empresa.

Gostou dessas dicas? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo para melhorar ainda mais a gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x