Saiba como diminuir os custos da capacitação de colaboradores
É indiscutível a importância do treinamento para a gestão de uma equipe. Entretanto, mesmo conhecendo os benefícios que ele proporciona, muitos líderes optam por não investir em seus talentos. Sabe qual o motivo? A resposta está nos custos da capacitação de colaboradores.
Em tempos de crise na economia do país, a solução é buscar alternativas para diminuir os gastos. Porém, deixar de capacitar não é uma opção, pois profissionais bem preparados podem garantir a sobrevivência e promover o crescimento da organização.
Se você concorda com a gente, não pode deixar de ler o conteúdo de hoje. Temos várias dicas para manter os colaboradores atualizados que cabem no orçamento de qualquer empresa!
Reavalie o planejamento
O primeiro passo deve ser mapear os pontos fortes e fracos da sua gestão de pessoas. Será que todos os treinamentos programados são realmente necessários? Certamente você vai encontrar algum material defasado ou algum tema que sua equipe já domina.
Os indicadores serão seus aliados neste momento. Eles fornecerem um diagnóstico da empresa e identificam quais são os gargalos. As ações devem ser direcionadas para resolver os problemas mais críticos, pois são eles que prejudicam a sobrevivência do negócio.
Invista nos treinamentos online
Esqueça o aluguel de um espaço para promover os treinamentos, os coffee breaks, o deslocamento e todos os outros gastos desse tipo. A tecnologia chegou para eliminar todas essas dores de cabeça e desperdícios.
Investindo em uma plataforma online de capacitação, a empresa consegue desenvolver as pessoas, motivar a equipe e fortalecer a cultura organizacional em um clique. Outro ponto positivo é a acessibilidade. O funcionário tem o conteúdo disponível sempre que tiver dúvidas sem precisar passar por um processo de reciclagem.
Acredite no potencial da equipe
Abandone essa ideia de que uma capacitação boa é aquela feita por profissionais de fora. Os colaboradores podem contribuir, e muito, para o crescimento do grupo. O gestor que souber descobrir os talentos e desenvolver a liderança e outras habilidades vai conseguir papel de destaque na empresa.
Sempre tem aquela pessoa que é referência no que faz. Acredite no potencial e no conhecimento dela. Dê o suporte necessário para que ela se sinta segura, promova uma cultura de colaboração e surpreenda-se com os resultados. Só não se esqueça do feedback!
Faça parcerias
Toda empresa conta com parceiros. Além de ser normal, essa prática é necessária para reduzir custos. Neste grupo, estão incluídos executivos, fornecedores, consultores, governo e até mesmo universidades.
Aproveitar esse networking para promover treinamentos rápidos sobre temas que os parceiros dominam é uma ótima opção. Mas fique atento! Essa relação deve ser justa. Será preciso que você retribua o favor oferecendo capacitação para eles nos assuntos em que você se sobressai.
Viu que é possível desenvolver a equipe reduzindo gastos sem abrir mão da qualidade? Os bons profissionais esperam da sua empresa esse tipo de investimento. Não decepcione seus talentos para que eles não procurem na concorrência o que você não pode oferecer.
Se você gostou desse post sobre capacitação de colaboradores, aqui vai uma boa notícia: temos vários conteúdos como este em nossas redes sociais. Corre lá no Facebook e no Linkedin, siga nossas páginas e fique por dentro dos próximos posts!