Saiba como fazer uma pesquisa de clima organizacional na empresa
Segundo dados do Instituto Great Place to Work, 74% das melhores organizações para se trabalhar no Brasil levam em conta a opinião de seus funcionários. Tendo isso em vista, já se perguntou como fazer uma pesquisa de clima organizacional na empresa?
A pesquisa de clima organizacional consiste em um relatório que tem como premissa quantificar a percepção que os colaboradores têm a respeito do ambiente de trabalho. Nesse sentido, seus resultados ajudam a criar uma imagem sistêmica de como a organização funciona de fato.
A seguir, veja algumas dicas de como criar uma pesquisa de clima organizacional eficiente. Com isso, você será capaz de identificar pontos de melhoria e novas ideias de crescimento. Confira!
Faça um planejamento estratégico
Para alcançar o estágio de felicidade interna bruta na empresa, é preciso observar quais são as situações que influenciam a produtividade e, naturalmente, a satisfação dos colaboradores. O planejamento começa quando os líderes sabem identificar os gargalos em suas equipes e repassam as informações para a gerência.
Com isso, é necessário averiguar os possíveis pontos de melhoria para que a empresa trace as melhores estratégias e reposicione suas ações para reverter esse quadro e proporcionar um ambiente mais agradável. Para tanto, torna-se indispensável escolher a melhor época, o tempo, a metodologia e os responsáveis por conduzirem a pesquisa.
Siga uma metodologia coerente com os objetivos
Ao se perguntar como fazer uma pesquisa de clima organizacional na empresa, você deve considerar também a metodologia utilizada, pois ela pode impactar nas respostas. Existem vários tipos de questionários que podem ser muito eficientes, dependendo, é claro, das metas definidas na etapa anterior.
Questões de múltipla escolha, por exemplo, são eficazes em pesquisas assim. Porém, conforme o nível de dificuldade, isso pode influenciar o tempo gasto para a resolução. Perguntas dissertativas e escala de avaliação também são ótimas opções que podem ser implantadas.
Defina as perguntas que farão parte da pesquisa
Depois de observar os setores, definir os objetivos de aplicar a pesquisa de clima organizacional e seguir uma metodologia, chega o momento de construir o questionário. As perguntas precisam fazer sentido umas com as outras e devem abordar todos os campos em que foram detectados possíveis problemas ou desconfianças.
Pergunte sobre o grau de satisfação com o cargo, os tipos de remuneração que fariam a pessoa se motivar, como está a estrutura da empresa, o que o colaborador espera de um plano de carreira ideal e assim por diante. O número de perguntas ficará a critério do RH e da gestão estratégica, levando em conta o tempo disponível para realizar a pesquisa.
Informe tudo aos colaboradores
Independentemente de como comunicará a realização da pesquisa, os colaboradores precisam estar cientes de que, em determinado dia e horário, terão que contribuir com informações sinceras e valiosas sobre o ambiente de trabalho. A transparência é um grande passo para engajar o público interno e conseguir respostas contundentes.
No entanto, sabendo que nem todas as pessoas se prontificam a auxiliar, o RH precisa encontrar meios de incentivar os funcionários a responderem e, com isso, colaborarem com o progresso da empresa. Isso pode ser aplicado como recomendação desde o processo seletivo e trabalhado diariamente na empresa, a fim de gerar uma tarefa permanente.
Reúna as informações obtidas
Depois de realizada a pesquisa e de todos os dados do formulário serem indexados em uma planilha, chega o momento de analisar os resultados e identificar as opiniões dos colaboradores. O ideal é realizar um dashboard com informações relevantes e gráficos que sejam fáceis de explanar para todos em formato de relatório.
Segmentar as repostas é uma maneira de identificar as maiores queixas dos colaboradores, ou seja, separe blocos por gênero, idade, departamentos, turnos, entre outros campos que você julgue serem importantes. Tendo isso em mãos, resta fazer um diagnóstico de como está a saúde empresarial e buscar mudanças para revolucionar o negócio.
Por fim, agora que você sabe como fazer uma pesquisa de clima organizacional na empresa, mantenha esse tipo de avaliação a cada seis meses e mensure sempre os resultados, com o propósito de analisar os indicadores e gerar modificações.
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