?>
RH Moderno

Saiba o que é RH 4.0 e seu impacto na gestão de pessoas

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Se você atua na área de recursos humanos, provavelmente já leu ou ouviu o termo RH 4.0. Mas será que você entende o que realmente está por trás desse conceito e como ele impacta seu trabalho?

A gestão de pessoas mudou, e, neste artigo, você vai perceber como esse novo momento do RH traz benefícios interessantes para o setor. Continue a leitura e entenda como se inserir nas transformações do RH 4.0.

Descubra o que é RH 4.0

As diversas etapas da Revolução Industrial são períodos marcados na História pelas inovações trazidas à indústria e à sociedade. Atualmente, vivemos o que muitos estudiosos consideram a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0.

Esse novo momento é identificado, principalmente, pela infraestrutura de tecnologias físicas e digitais que possibilitam a automação e a agilização dos processos produtivos.

Por sua vez, essa transformação não se limita ao setor industrial, e o RH 4.0 é a prova disso. O desenvolvimento das tecnologias permite que a área de recursos humanos experimente uma nova era em sua forma de trabalhar.

Contudo, como você vai ler adiante, o uso de tecnologias inteligentes e a automação dos processos não são as únicas mudanças no RH atual. Ao mudar suas dinâmicas tão tradicionais, o RH 4.0 passa a ter maior poder de decisão e maior influência para implementar estratégias na empresa.

Entenda as transformações na gestão de pessoas

Para que você tenha um panorama ainda mais amplo do RH 4.0 e do seu impacto para a gestão de pessoas, separamos algumas características dessa nova era. Veja a seguir!

Otimização do tempo

A questão central do RH 4.0 é a automação de processos. As inúmeras rotinas burocráticas da área de recursos humanos são mapeadas e passam a ser realizadas por softwares inteligentes. Automatizando tarefas como folha de pagamento, folha de ponto, benefícios e férias, a equipe ganha tempo para atuar de forma mais estratégica, criando novas soluções para engajar funcionários, solidificar a cultura organizacional e melhorar a comunicação e o clima interno.

Melhoria na seleção de talentos

As ferramentas tecnológicas também são aliadas no recrutamento e seleção de talentos. Essa tarefa, que é uma das principais responsabilidades do RH, é facilitada por sistemas como o People Analytics, os bancos de talentos e os recursos de pré-seleção a distância, como testes online, chatbots e entrevistas por vídeo.

Tomadas de decisão orientadas por dados

Outro aspecto importante do RH 4.0 é que o uso dos sistemas digitais fornece dados valiosos que passam a ser usados nas tomadas de decisão. São indicadores pré-formatados que são atualizados periodicamente, mostrando o desempenho das iniciativas do setor. Essa visão ampla e com informações concretas faz com que a gestão tenha mais autoridade para inovar, propor soluções e caminhar lado a lado dos executivos da empresa.

As transformações digitais que levaram ao RH 4.0 permitem que esse setor da empresa deixe de ter um aspecto excessivamente burocrático e passe a ser mais ágil, estratégico e orientado a dados. Esse é um trunfo para a organização, que passa a contar com profissionais prontos para atuar no seu desenvolvimento e crescimento.

Uma das estratégias para avançar na gestão de pessoas é o investimento em benefícios. Aproveite que está por aqui e descubra como fazer um planejamento sólido para administrar benefícios com eficiência.

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado