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Educação Executiva

Como aumentar a satisfação do cliente de pequenas e médias empresas?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Para se dar bem no mercado de serviços e garantir uma boa posição diante da concorrência, as empresas da atualidade estão investindo cada vez mais na modernização de seus processos de gestão, bem como na qualificação de seus colaboradores.

No entanto, vale ressaltar que apenas essas medidas não são capazes de proporcionar o resultado em vendas ideal para o negócio. Somado a essas estratégias, os gestores devem também direcionar atenção para aumentar a satisfação do cliente.

Isso porque essa medida tem potencial de minimizar as taxas de rejeição, aumentar a cartela de clientes e produzir cada vez mais lucratividade para a empresa. Porém, mesmo sendo um ponto de grande relevância para o sucesso de um empreendimento, muitos líderes acabam negligenciando esse ponto, o que é bastante prejudicial à empresa.

Para ajudar você a compreender melhor sobre a importância e como aumentar a satisfação do cliente, preparamos este artigo contendo as principais informações. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que é a satisfação do cliente?

A princípio, é fundamental falarmos sobre o que vem a ser a satisfação do cliente em termos de relações entre empresa e consumidor. Mesmo que possa parecer uma definição simples, ela abrange vários pontos que são de grande relevância para o sucesso de qualquer empreendimento. Sendo assim, basicamente, podemos definir como um indicador que avalia a condição de relacionamento dos clientes com um serviço, marca ou empresa.

Dessa forma, podemos destacar que é com o uso de uma pesquisa de satisfação que os gestores são capazes de obter feedbacks quantitativos, bem como representativos sobre as impressões causadas ao seu público. Na prática, a  satisfação do consumidor é adquirida ao fornecer um atendimento e solução que estejam a altura ou acima do que o cliente espera.

Por outro lado, quando a empresa não é capaz de atender às expectativas dos clientes, acaba estimulando o sentimento de insatisfação, o que pode ser completamente danoso para seu empreendimento.

uma vez que clientes insatisfeitos, optam por não procurarem os seus serviços, divulgam a experiência ruim para amigos e familiares, o que reduz a capacidade do negócio em captar novos clientes.

Qual a importância de garantir uma boa satisfação do cliente?

Agora que você já sabe  o que é a satisfação do cliente, é muito importante comentarmos sobre qual a relevância desse indicador para o sucesso de uma empresa.  Muitos gestores acreditam que essa métrica se resume em apenas uma pesquisa simples após o fim de um atendimento.

Por conta disso, alguns optam até mesmo de não incluí-la nos seus processos de atendimento, o que pode ser bastante desfavorável para o sucesso do negócio, visto que, sem essa métrica, a empresa acaba não tendo parâmetros para avaliar e definir se há a necessidade de se investir em novas estratégias de persuasão e atendimento ao consumidor.

Em uma outra análise, quando encontramos instituições que priorizam a satisfação do cliente, é possível encontrar várias habilidades utilizadas para extrair, ao máximo, as impressões e experiência dos consumidores. Isso, é claro, será a base para elaborar novos protocolos de entrega de serviços, visando atender às necessidades do público-alvo e elevar as taxas de confiabilidade e satisfação.

Como aumentar a satisfação dos clientes?

Confira agora algumas das principais informações sobre como aumentar a satisfação de cliente de pequenas e médias empresas!

Ouça o que o cliente tem a dizer

Uma das primeiras dicas que podemos citar sobre como aumentar a satisfação dos clientes é investir em uma maior atenção às suas queixas e opiniões. Ouvir o que o cliente tem para dizer pode ser um fator decisivo para efetivar uma compra e torná-lo fiel à empresa. Essa ação permite transparecer que sua empresa se preocupa com a opinião do seu público, o que é um fator relevante para elevar a satisfação.

Esteja presente nas redes sociais

Nada melhor para entender seu cliente do que estar nas mesmas redes sociais que ele frequenta. Por meio dessas ferramentas digitais, é possível ter uma melhor noção sobre o perfil do seu cliente, seus hábitos, costumes, necessidades e desejos. Com esse banco de informações, é possível elaborar estratégias focadas em oferecer o que realmente faz sentido para o ele. Isso, é claro, aumenta as chances de gerar satisfação e fidelidade.

Conte com um programa de suporte

Lembre-se de que o atendimento não termina com a finalização de uma compra. É preciso que a organização invista em um setor de suporte ao cliente. Com esse programa, é possível fornecer a atenção necessária para que o consumidor tire suas dúvidas, solucione possíveis problemas e possa conhecer outros serviços que possuem relevância.

Realize pesquisas de satisfação

Não podemos deixar de citar a importância de realizar as famosas pesquisas de satisfação. Elas fazem parte das melhores estratégias para verificar o nível de compatibilidade dos seus serviços com as necessidades dos seus clientes. Por meio delas, é possível saber se o seu público consumidor realmente está se agradando das soluções oferecidas. Atualmente, há várias ferramentas que podem ser utilizadas para promover as pesquisas, como é o caso de mini questionários entregues ao final do atendimento.

Treine os colaboradores

Não basta investir em novas ferramentas de trabalho, se seus colaboradores não possuem a qualificação necessária para fornecer uma boa recepção aos clientes.

Investir em treinamentos que aprimoram as técnicas dos profissionais e instruí-los sobre as principais condutas que devem ser tomadas ao lidar com as diversas situações de vendas.

Portanto, essas foram as principais dicas e informações sobre como aumentar a satisfação do cliente de pequenas e médias empresas. Vale destacar a importância de investir em indicadores de desempenho, visando garantir o constante aperfeiçoamento das estratégias de vendas e atendimento ao cliente.

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escrito por
Luciana Padovez
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