?>
Saúde no Trabalho

Como manter a saúde mental dos colaboradores? Confira!

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Empresas que buscam crescimento investem na saúde mental de seus colaboradores. Isso porque o capital humano é tão importante quanto valores financeiros, já que pessoas insatisfeitas não estão motivadas.

O fato é que cuidar da saúde mental dos seus colaboradores é um investimento, que assegura um ganho real, devido ao aumento da produtividade e feedback positivo. Quer dicas de como manter a saúde mental dos colaboradores? Fique conosco e entenda mais!

No que a saúde mental dos colaboradores influencia a empresa?

A saúde mental dos colaboradores influencia diretamente a empresa, pois um profissional feliz desempenha suas funções com destreza e qualidade, além de manter uma boa relação com seu líder e colegas. Quando não se investe em saúde mental, as possibilidades de prejuízos econômicos são grandes, assim como a rotatividade de funcionários. É preciso identificar as causas do adoecimento no ambiente de trabalho e adotar medidas que evitem danos aos colaboradores.

Como manter a saúde mental dos colaboradores?

A mente tem impacto direto na rotina laboral dos colaboradores. Por isso, a empresa deve adotar medidas que cuidem do psicológico das pessoas. Veja a seguir dicas que podem ser implantadas no setor de trabalho!

Investir em benefícios

Quer satisfazer seus colaboradores? Invista em benefícios. Oferecê-los traz a sensação de reconhecimento dentro do time e faz com que o funcionário queiram alcançar uma meta, já que receberá um benefício. Além disso, a empresa passa a ser vista de modo positivo, que supre a necessidade e preferência do colaborador, com a concessão de, por exemplo, plano de saúde e odontológico, vale-combustível e vale-presente.

Incentivar terapias

Estimular terapias é uma boa estratégia a ser implementada pelo bem-estar dos colaboradores. Você pode oferecer sessões de terapia com psicólogo, meditação, ioga, relaxamento ou outras intervenções. Benefícios pontuais podem ser alcançados, com o funcionário conquistando domínio comportamental, diminuição do estresse e organização no mercado de trabalho. Dessa forma, a mente dos colaboradores será conservada, evitando problemas futuros.

Entender cada um dos casos

As pessoas são únicas e devem ser tratadas individualmente. Isso deve ser a essência de sua empresa, não apenas algo feito em tempos de crise. Preste atenção aos sinais! Se seu colaborador demonstrar falta de motivação e concentração, dor de cabeça, negativismo, sono excessivo ou insônia, fique alerta, porque pode ser a síndrome de burnout ou outra disfunção mental.

Seu olhar atento distingue as dificuldades de cada funcionário, para saber como ajudá-lo e apresentar soluções que sejam benéficas, tanto para ele quanto para a empresa, desde que haja a consciência de que nem tudo funciona para todos. É preciso individualizar.

Quando o assunto é saúde mental dos colaboradores, o RH tem papel fundamental, pois a área é considerada um porto seguro de funcionários e líderes, em que podem se apoiar. Além disso, é esse departamento que assegura a produtividade e o desempenho no mercado, cuidando primeiro do seu contingente humano. Para tal, deve-se investir no ambiente de trabalho, para se ter um bom clima organizacional e uma cultura acolhedora.

Gosta desse assunto? Então, curta nossa página de Facebook e acompanhe nossas postagens!

Compartilhe:
escrito por
Nobre Cestas
0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x