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Saúde no trabalho: por que sua empresa deve pensar nisso?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

O tema “saúde no trabalho” tem sido cada vez mais discutido, principalmente nos últimos meses, em que todas as estratégias se voltaram para o combate ao Covid-19. O meio empresarial percebeu que proporcionar espaços de trabalho seguros precisa ser uma prioridade constante. Sua organização tem lidado de forma correta com o assunto?

Neste artigo, vamos compartilhar com você alguns fatores que tornam essencial o cuidado com a saúde dos colaboradores. Você vai descobrir quais são as obrigações da empresa nesse sentido e as vantagens de promover qualidade de vida aos funcionários. Acompanhe.

Por que a saúde deve ser uma preocupação da empresa?

Preocupar-se com a saúde no trabalho não é novidade para a gestão de pessoas, afinal, existem muitos aspectos obrigatórios em lei relacionados a ela. Normas Regulamentadoras que tratam de ergonomia, segurança e insalubridade, por exemplo, precisam ser constantemente observadas, para que a empresa não seja um alvo de problemas judiciais.

No entanto, é preciso ir além das obrigações, se a gestão quiser realmente promover qualidade de vida associada ao trabalho para seus colaboradores. É necessário garantir um ambiente seguro e saudável como forma de mostrar a valorização do capital humano e do bem-estar. Se os profissionais são peças essenciais da economia empresarial, nada mais justo que haja o maior cuidado possível com esse ativo valioso.

Entre as formas que organizações encontram de fomentar a saúde no trabalho, podemos citar o incentivo ao cuidado com o bem-estar físico e psicológico, o oferecimento de assistência médica, a distribuição de cestas básicas que promovam boa alimentação e a instituição de programas especiais de qualidade de vida.

No contexto do coronavírus, por exemplo, o cuidado com a saúde pode ser mostrado por meio da possibilidade do home office ou, em caso de trabalho presencial, com a adequação total do ambiente, de acordo com as orientações de autoridades.

Quais os benefícios de promover saúde no trabalho?

Investir em saúde no trabalho traz benefícios para a empresa, bastando concluir que profissionais saudáveis estarão muito mais aptos a fazer uma boa atuação. Imagine a diferença de produtividade e motivação entre um colaborador que está em dia com sua saúde e outro que está debilitado.

Nessa mesma lógica, podemos pensar em como um funcionário vai se tornar insatisfeito, se perceber que sua condição de saúde ruim foi causada ou agravada pela falta de cuidado da organização. Não ser negligente nessa questão traz pontos a favor da satisfação e da retenção dos talentos.

Mais um benefício é a redução dos níveis de absenteísmo. As faltas causadas por quadros de saúde ou por afastamentos se tornam lacunas de produtividade nas equipes. Junto a isso, quando os profissionais estão saudáveis, a empresa gasta menos com planos de saúde.

Concluindo, preocupar-se com a saúde no trabalho é uma forma evidente de mostrar a valorização do capital humano. Essa iniciativa fortalece a marca empregadora frente aos profissionais e à sociedade, além de ser fundamental no contexto atual. Por isso, é importante não poupar esforços para promover um ambiente organizacional seguro e saudável.

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escrito por
Cesta Nobre

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