O que é senso de dono? Saiba como estimular essa atitude na sua equipe
Para um bom desenvolvimento do negócio, é primordial o interesse, tanto do gestor quanto dos colaboradores, em desenvolver e impulsionar o crescimento da empresa. Ter esse papel desempenhado pelos trabalhadores demonstra comprometimento, são aqueles que “vestem a camisa” do negócio ou possuem senso de dono.
Diante disso, é evidente que é bastante vantajoso que os liderados adquiram essa habilidade, visto que promove maior qualificação e melhorias para a organização.
Dessa forma, é papel do gestor promover o desenvolvimento dessa habilidade por parte dos colaboradores, a partir da promoção de algumas medidas cabíveis, com o objetivo de garantir à empresa maior engajamento e produtividade.
Para isso, é essencial que eles se sintam conectados e em consonância com o negócio, o que deve ser visado desde o processo de contratação. Além disso, é importante promover a comunicação como forma de ajudar e estimular os funcionários a terem comportamentos eficientes e proativos.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, confira agora mesmo o artigo que preparamos sobre como estimular o senso de dono na sua empresa!
O que é senso de dono?
É fundamental falarmos sobre o que é o senso de dono em uma empresa e qual a sua importância para o sucesso do negócio. O conceito é totalmente o contrário daquela figura de colaborador que vai até a empresa apenas para cumprir suas atribuições e ganhar o salário ao final do mês.
Isso porque o senso de dono vai muito além do cumprimento das funções básicas de cada cargo. Nesse caso, é como se cada colaborador pensasse, de fato, como se fosse o dono da empresa. A esse respeito, podemos destacar algumas frases que correspondem a esse tipo de sentimento, como é o caso de “vestir a camisa da empresa” ou “pensar como líder”.
Enquanto um trabalhador normal se coloca em uma posição passiva em que apenas cumpre e executa os processos que lhes foram mandados, um colaborador com senso de dono procura sempre buscar sua melhor versão para entregar o melhor resultado, visando fazer a empresa crescer. Ele não está apenas preocupado em cumprir sua tarefa e ganhar seu dinheiro, pois cria um sentimento de pertencimento ao negócio, e seu sucesso se torna responsabilidade e preocupação do funcionário.
Na verdade, ele entende sobre a importância de estimular o desenvolvimento do negócio e, por isso, permanece de forma engajada a fazer o que for preciso para melhorar cada vez mais os processos e trabalhos da empresa.
Pelo fato da habilidade ser pouco presente na maioria dos trabalhadores, é importante que a empresa descubra formas para estimular o senso de dono.
Como desenvolver o senso de dono em sua empresa?
Agora que você sabe o que é o senso de dono, é possível estimular esse conceito na sua equipe de profissionais. Embora possa parecer uma tarefa complexa e difícil de atingir, saiba que algumas atitudes e estratégias podem contribuir para bons resultados em engajamento e proatividade.
Gerar a sensação de pertencimento
Uma das principais é demonstrar para o seu time que eles são parte da empresa: ganham se a instituição cresce e perdem se a mesma tenha resultados negativos. Nesse caso, vale comentar que os líderes não podem apenas visar obter lucratividade com o trabalho dos colaboradores, mas sim “repartir o bolo” de modo a favorecer, por exemplo, aqueles profissionais que se empenham e se destacam dentro da instituição.
A esse respeito, pode-se apontar o oferecimento de prêmios e recompensas por produtividade como uma outra forma de estimular a ação ativa dos trabalhadores em suas funções. Além do mais, o investimento em treinamentos e qualificações também é uma ótima maneira de se criar no indivíduo a percepção de crescimento, o que contribui para a ascensão profissionalmente.
Além do mais, é possível encontrar alguns outros pontos que podem ajudar bastante a estimular o senso de dono em sua equipe. Confira!
Ter uma comunicação transparente
É evidente que a comunicação é o ponto chave de qualquer negócio. Ter um diálogo claro e transparente com os colaboradores é peça chave para promover o senso de dono dentro da empresa. É importante esclarecer a eles a importância de se sentirem integrados ao negócio, para que seja buscado sempre o desenvolvimento e crescimento deles.
Assim, uma boa relação entre líder e liderado é primordial para estimular o senso de dono aos funcionários, o que garante o desenvolvimento satisfatório de tarefas e um desenvolvimento significativo da empresa.
Dar autonomia aos funcionários
Garantir aos colaboradores liberdade na sua atuação dentro da empresa é primordial para o desenvolvimento profissional. Dessa forma, uma medida importante para o melhor engajamento do negócio é promover a autonomia dos funcionários dentro do espaço de trabalho.
A partir disso, eles se tornam mais proativos e responsáveis durante a tomada de decisões e na implementação de metas e objetivos em curto e longo prazos para a empresa. Então, dar autonomia aos colaboradores é o passo inicial para garantir a eles maior compromisso e concretização do senso de dono.
Realize avaliações de desempenho
A prática de avaliações da performance dos funcionários é importante para analisar o desempenho e desenvolvimento profissional deles dentro da empresa. Dessa forma, devem ser avaliados o nível de competência de suas atuações em equipe e de forma individual. A partir dessa análise, é possível traçar um plano estratégico para garantir o desenvolvimento do negócio.
Portanto, é evidente a importância da estimulação do senso de dono aos colaboradores para o melhor desenvolvimento da empresa. Vale ressaltar que é papel do gestor promover medidas que permitam a implementação dessa habilidade aos funcionários, tendo em vista a necessidade de boa comunicação, desenvolvimento de autonomia e avaliações de desempenho para garantir o progresso do negócio.
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