Síndrome de Boreout: o que é e como lidar com o tédio no trabalho?
Você já ouviu falar em Síndrome de Boreout? O trabalho e as relações profissionais exigem cada vez mais dos colaboradores. E, nos últimos anos, a saúde mental tornou-se uma prioridade para as empresas que entendem os impactos desse aspecto para a vida de seus funcionários.
Aliás, o assunto é mais urgente do que muitos pensam. Uma pesquisa recente, divulgada pela CNBC, mostra que os danos à saúde mental (causados principalmente pela pandemia) podem durar por uma geração. Isso significa que há uma busca global por bem-estar.
Nesse sentido, muito se fala sobre depressão e burnout, mas não se pode esquecer da Síndrome de Boreout. Apesar de estar diretamente relacionada com o esgotamento emocional, ela pode apresentar outros sintomas e influenciar diretamente na qualidade de vida de uma pessoa.
O que é Síndorme de Boreout?
Trata-se de um síndrome que causa o tédio constante no trabalho. Com ela, os profissionais passam a ter apatia em suas atividades, desinteresse e desânimo em manter a rotina.
Dentre os principais sintomas, podemos citar:
- Diminuição no senso de responsabilidade,
- Sentimento de monotonia constante, etc.
- Apatia,
- Ansiedade,
- Tédio.
Sabe quando a pessoa fica contando as horas para ir embora? Este pode ser um sinal. Além disso, há uma desconexão com o trabalho e uma relutância diante das funções.
Quais os impactos da Síndrome para o colaborador?
Saúde mental é coisa séria! E além de trazer um alto grau de insatisfação para o colaborador, a Síndrome pode levar a outras situações, como a própria Síndrome de Burnout — cansaço excessivo, dor de cabeça, fadiga, etc.
Se você percebe que possui os sintomas da Síndroma de Boreout, o ideal é que tenha uma conversa sincera com seus gestores e identifique caminhos para melhorias. Seja a mudança de um setor, novos projetos (ou menos projetos). Tudo começa com a sua autoavaliação: o que você quer e o que está sentindo?
Como vencer a Síndrome de Boreout?
Um passo fundamental é saber dos seus limites e entender em qual momento falar não. Este é um aspecto fundamental, pois certas premissas não podem ser ignoradas. Uma dela é: entenda o que é urgente e o que pode ser deixado para depois.
Além disso, reflita sobre algumas questões essenciais sobre o seu emprego e sua vida, como:
- Estou feliz neste emprego?
- Tenho um propósito? (ou Qual é o meu propósito)
- Quais são os meus planos futuros?
- Algo está me incomodando e não estou dando a devida atenção?, etc.
E, antes de tudo: cuide da sua saúde-mental.
Como a empresa pode ajudar?
Ter atenção e cuidado com o colaborador é fundamental. Programas de feedback, 1on1 e acompanhamento de performance pode ajudar muito nesse sentido. Esses processos não devem ser voltados apenas para os resultados da empresa: a experiência do colaborador é o ponto chave de sucesso do negócio.
Além disso, vale desenvolver políticas claras, que delimitam funções e responsabilidades. Assim, o colaborador não fica sobrecarregado ou perdido, sem saber qual é a sua atribuição no setor. Transparência e diálogo são os caminhos para o sucesso!
E então, conseguiu entender o que é a Sindrome de Boreout, seus impactos para os colaboradores e modos de prevenção? Esperamos que este artigo tenha sido últil. Para ficar em dia com outros conteúdos como este, assine nossa newsletter!