?>
Gestão de Pessoas

SIPAT: o que é e porque implementar esse programa na sua empresa

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Você já ouviu falar sobre a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho? Pode ser que não conheça por esse nome, mas certamente está familiarizado com a sigla SIPAT.

Normalmente realizada pelo setor de recursos humanos ou por técnicos de segurança do trabalho, a SIPAT é de grande importância para uma gestão de pessoas eficiente e para promover a qualidade de vida no trabalho.

Ficou interessado em aprender mais? É só continuar a leitura para entender melhor o que é e porque implementar esse programa em sua empresa.

O que é a SIPAT?

É uma atividade voltada para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. É obrigatória para toda organização, independentemente do quadro de colaboradores e do lucro. Tem a duração de uma semana e deve ocorrer anualmente.

A empresa tem a liberdade de trabalhar alguns temas que considera relevantes. O que a Portaria nº 3.214, NR 5, define é que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes — CIPA — tem a responsabilidade de organizar e divulgar o evento em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina (SESMT).

O objetivo da SIPAT é fazer com que os líderes de equipe se envolvam para trazer à tona as questões sobre segurança do trabalho. Como consequência, espera-se que os trabalhadores tenham mais consciência ao executarem suas atividades, sempre seguindo os procedimentos e usando os equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos pela companhia.

Por que implementar em sua empresa?

Como vimos, a SIPAT tem objetivos a serem cumpridos. No entanto, existem benefícios para a organização e para o funcionário que vão além do que se imagina. Listamos os principais para você:

1. Aumenta a produtividade dos trabalhadores

Um assunto muito tratado nesse evento são os procedimentos padrão. A partir do momento em que os colaboradores são treinados e conscientizados sobre a execução de um trabalho, conseguirão aumentar a produtividade.

Além disso, os desperdícios diminuem e o índice de retrabalho cai consideravelmente. A produtividade é fundamental para uma empresa manter-se competitiva. Invista nela!

2. Diminui gastos

Já parou para pensar em quanto custa um funcionário acidentado? Pois saiba que existe a despesa com médico, com a contratação temporária de um substituto e, até mesmo, com advogados. Sem contar que a empresa ainda corre risco de sofrer processos trabalhistas.

As doenças ocupacionais também geram prejuízos internos. O burnout, a lesão por esforço repetitivo (LER) e outros fazem com que o absenteísmo e os afastamentos aumentem. Dessa forma, a produtividade cai e os resultados pioram.

3. Promove a integração da equipe

Durante a semana, são promovidas várias atividades. Dentre elas, as palestras, gincanas, seminários e demais acontecimentos contribuem para que a interação do grupo aumente. Os colaboradores saem um pouco da rotina de trabalho para poderem aprender mais e discutirem melhorias na segurança.

Essa integração contribui para melhorar a motivação e facilita a comunicação interna entre os colaboradores. Dessa forma, a empresa não se beneficia apenas com um local mais seguro, mas também com um ambiente mais harmonioso e agradável.

4. Melhora a imagem da marca

Nenhuma empresa quer ser conhecida no mercado pela falta de segurança e pelos altos níveis de acidentes internos. Essa imagem negativa repele os melhores profissionais e faz com que a equipe tenha dúvidas sobre a qualidade de vida proporcionada no trabalho.

No entanto, quando a organização opera sem acidentes e doenças ocupacionais, ela ganha uma visibilidade positiva.

Viu como o empreendimento só tem a ganhar investindo na segurança das pessoas? A dica para potencializar os resultados da ação é sempre abordar temas que são o gargalo da empresa. Não se esqueça de ter tudo documentado!

Agora que você já entendeu o que é a SIPAT, que tal começar a planejá-la? Deixe um comentário abaixo nos contando qual tema pretende abordar na sua empresa e quais atividades serão promovidas!

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado