?>
Gestão de Pessoas

4 maiores vantagens de aplicar a tecnologia na gestão de pessoas

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A gestão de pessoas é essencial em qualquer empresa, para que consigam adequar as expectativas dos funcionários, a ponto de reter talentos em seus cargos e desenvolver suas competências, a fim de melhorar os resultados das organizações.

Contudo, essa área vem sofrendo diversas mudanças, com os avanços tecnológicos, que impactam o dia a dia dos gestores de pessoas e seu relacionamento com seus liderados. Por isso, é primordial investir em tecnologia na gestão de pessoas, com o intuito de agilizar aos processos. Quer saber quais são as 4 maiores vantagens dessa tecnologia? Leia mais nesse post!

1. Comunicação facilitada

A comunicação é fundamental no trabalho do setor de recursos humanos, já que precisa ouvir o que outros setores precisam em seus novos colaboradores, bem como dar feedback aos novos recrutados e informar constantemente sobre a política interna e cultura da corporação.

Tudo isso pode ser facilitado se a empresa investir em tecnologia, apta a promover um canal corporativo, que vá apresentar de modo permanente as normas e procedimentos de cada setor.

Assim, todos estarão cientes de suas responsabilidades e de como devem tomar as decisões. Ademais, informativos podem colaborar para a comunicação de gestores e suas equipes, promovendo maior integração entre seus profissionais.

2. Organização das informações

É fato que o setor de gestão de pessoas lida com uma enorme quantidade de informações, todos os dias. Seus processos podem se tornar lentos e ineficazes, quando elas estão desorganizadas.

Para mudar esse cenário, adquira ferramentas que agrupe as informações importantes do setor de gestão de pessoas em um sistema único, facilitando a rotina de trabalho. Esse sistema conecta os dados e evita perdê-los, para otimizar o seu trabalho.

3. Resultados mais satisfatórios

A tecnologia na gestão de pessoas pode produzir resultados positivos efetivos. Isso porque tais recursos analisam e geram as informações de modo rápido, permitindo que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e ágeis.

Os dados captados e decisões tomadas não podem ser usadas na captação e retenção de talentos, bem como a forma de aumentar a produtividade de cada colaborador.

4. Melhoria no recrutamento e desenvolvimento de pessoas

O processo de recrutamento também pode ser aprimorado pelo uso da tecnologia, pois alguns programas e aplicativos podem torná-lo mais simples. Nesse sentido, o uso de ferramentas pode, por exemplo, simplificar a triagem de currículos e analisar os perfis sem a interferência humana.

Ainda, é possível procurar talentos, utilizando algoritmos de busca pré-determinados. São escolhidas características, habilidades e experiências que a sua empresa precisa, de modo fácil.

As mesmas ferramentas podem ser aplicadas no desenvolvimento das pessoas, uma vez que mapeiam habilidades, para indicar quais o colaborador precisa aprimorar. Além disso, as informações captadas pelos sistemas empregados auxiliam na criação de treinamentos e melhoria da produtividade.

Portanto, a tecnologia na gestão de pessoas reflete a grande mudança desse setor no Brasil. A fim de melhorar sua atividade, podem ser aplicadas sistemas que ajuda seu dia a dia, como o Big Data, IoT (Internet of Things), MOOC, Cloud e SaaS. Invista naqueles que melhor atendam as necessidades da sua empresa, para promover o crescimento de seus colaboradores e, consequentemente, o de seu negócio e atividade.

Esse post lhe ajudou? Então leia também sobre os 5 benefícios para funcionários que você tem que ter em sua empresa!

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado