?>
Educação Executiva

Tecnologia para pequenas empresas: veja 5 que facilitam a rotina e os processos

Tempo de leitura estimado: 5 min.

As transformações no âmbito digital têm acontecido de forma cada vez mais veloz. No setor corporativo, já são inúmeras as possibilidades de tecnologia para pequenas empresas. Mas afinal, como escolher as melhores para o seu negócio?

Se essa é uma dúvida na sua gestão, neste texto, sugerimos 5 ferramentas que são estratégicas na rotina empresarial e contribuem para agilizar e otimizar os processos.

Continue a leitura e veja como é possível acompanhar o desenvolvimento tecnológico mesmo atuando em uma pequena empresa.

1. Sistema ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um dos primeiros passos na hora de investir em tecnologia. Para pequenas empresas, ele é fundamental, porque centraliza os diversos processos inerentes da rotina corporativa em um mesmo sistema.

Um software de gestão tem espaços dedicados para o setor financeiro, o contábil, o departamento pessoal, o de compras, entre outros. Com todos os setores podendo compartilhar um mesmo ambiente, as informações são acessadas de maneira muito mais simples, tanto pelos profissionais quanto pela gestão.

Nas empresas de pequeno porte, o sistema ERP se torna um facilitador na rotina, já que, em geral, elas funcionam com poucos profissionais para dar conta de diversas demandas.

2. Computação na nuvem

O cloud computing é uma tendência cada vez maior nas empresas. Trata-se do armazenamento de informações na nuvem, que nada mais é do que a rede na qual todos estamos conectados.

Entre as principais vantagens desse modelo de armazenamento está a segurança dos dados. Eles não ficam mais sujeitos a incêndios e envelhecimento, como os arquivos de papel, e nem correm o risco de desaparecerem quando um computador ou hardware sofre uma pane.

Além disso, o espaço na nuvem é infinito. Isso é bastante conveniente para empresas menores que atuam em espaços físicos limitados ou de forma remota. Para completar, o cloud computing é uma alternativa mais sustentável, já que se baseia em documentos eletrônicos.

3. Ponto eletrônico

Fazer o controle de ponto dos funcionários é uma prática antiga nas empresas. Mas existem maneiras de modernizar o registro de entrada e saída da equipe.

O ponto eletrônico é mais rápido, prático e seguro, já que evita fraudes. Além disso, ele dispensa a atuação ou fiscalização de um profissional de RH para observar todo o processo.

O sistema envia automaticamente os registros para a equipe e ainda gera dados sólidos que podem servir como indicadores para a gestão.

4. Ferramentas de automação de marketing

Uma outra tecnologia para pequenas empresas que sua gestão pode adotar é a automação de marketing. Ferramentas desse segmento permitem que seu negócio conheça melhor o público-alvo e, dessa maneira, atraia mais clientes.

A automação ajuda o gestor a se comunicar de forma mais eficiente e personalizada com os clientes, enviando informações de maneira otimizada, como e-mails de marketing, promoções e notícias.

5. Big Data

Por fim, ferramentas de Big Data não podem ficar de fora da nossa lista. Essa tecnologia se alimenta dos incontáveis dados produzidos pelas pessoas em rede e faz o papel de organizar e analisar essas informações.

É possível atuar em diversas frentes usando Big Data, como no recrutamento e seleção de talentos, no marketing, no conhecimento das preferências dos funcionários e no aumento das vendas.

Viu como é possível implementar tecnologia para pequenas empresas? Essas ferramentas vão permitir que a gestão trabalhe com mais eficiência, alcançando melhores resultados e contribuindo para o crescimento do negócio.

Quer conhecer mais estratégias úteis para a sua empresa? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos valiosos como este em seu e-mail!

Compartilhe:
escrito por
Vinicius Dias
Pós-graduado em Gestão de Marketing Online. Atualmente responsável pela parte de Automação e Marketing Digital da empresa Cesta Nobre, foi gestor da loja online Elementar Bebidas e atuou como Analista de Marketing Digital/Eventos da empresa Ciashop Tecnologia e gerenciou os perfis sociais do Governo do Estado de São Paulo, com ênfase no segmento de Agronegócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado