?>
Aprendizado

3 tendências de RH para 2021 que você precisa acompanhar

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Devido à pandemia provocada pelo coronavírus, o ano de 2020 foi bastante desafiador para os empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas. Isso porque o distanciamento social, o lockdown e a quarentena foram as soluções encontradas para amenizar os efeitos da epidemia.

Essa nova realidade fez com que os gestores tivessem que se adaptar, às pressas, às mudanças que surgiram. Nesse caso, o modelo de trabalho home office ganhou ainda mais presença.

Quem antes atendia somente de forma presencial precisou migrar para o virtual, enquanto aqueles que já faziam parte do universo digital tiveram que otimizar os seus serviços para atender à alta demanda. Todas essas mudanças repentinas, sem dúvidas, afetaram diversos setores, incluindo o RH.

Afinal, atividades como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho dos colaboradores, elaboração de estratégias, entre outras, tiveram que ser executadas de forma online.

Tendo em vista que as medidas tomadas no ano de 2020 continuam valendo neste ano, preparamos este artigo para mostrar para você três tendências de RH para 2021. Acompanhe a leitura!

1. Crescimento do home office

O modelo de trabalho home office já vinha sendo adotado por algumas empresas antes do coronavírus e, por isso, já era visto como uma forte tendência para o futuro. No entanto, a pandemia fez com que esse processo de implementação do home office fosse mais rápido e, de uma tendência, passasse a ser uma necessidade.

Embora o home office não possa ser aplicado em todos os tipos de atividades, sabemos que esse modelo de trabalho permanecerá ativo, independentemente da pandemia. Isso porque proporciona vantagens significativas, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

2. Modelo de trabalho híbrido

Outro modelo de trabalho que era visto como uma possibilidade um pouco distante e, que de repente, se tornou uma realidade para muitas empresas, foi o modelo de trabalho híbrido. Diferentemente do home office, que atua exclusivamente em casa, o trabalho híbrido tem a proposta de permitir que o colaborador execute suas funções tanto na empresa quanto em casa.

Assim, como o modelo home office, o trabalho híbrido também oferece vantagens significativas e, por isso, muitos gestores pretendem continuar com esse modelo de trabalho, mesmo após o fim da pandemia.

3. Foco na experiência do colaborador

Antes da pandemia, o processo de seleção e integração do novo colaborador era feito totalmente de forma presencial. Esse contato físico garantia que a experiência e socialização do funcionário ocorresse de maneira positiva e humanizada. Contudo, a realidade, hoje, já não é mais assim. Devido ao distanciamento social, todo esse trabalho tem sido feito de forma virtual.

Então, para assegurar que o colaborador tenha uma boa experiência, a equipe de RH teve que redesenhar todo o processo de integração para fortalecer o vínculo entre os funcionários da empresa. Ou seja, mesmo precisando desempenhar suas funções de forma online, o RH tem a missão de estruturar suas estratégias para manter o engajamento e a união da equipe.

Essas são as principais tendências de RH para 2021. No entanto, devemos deixar claro que, na medida em que o tempo passa, outras mudanças surgirão. Por isso, é crucial que você esteja ciente dessa possibilidade e busque, sobretudo, manter-se atualizado para garantir uma adaptação tranquila e eficiente.

Gostou do artigo e quer saber como valorizar seu funcionário? Então, confira este artigo.

Compartilhe:
escrito por
Altair Camargo

2 respostas para “3 tendências de RH para 2021 que você precisa acompanhar”

  1. oneatskye cyosd lkjxgue dphj gcnabnvehxlijek

  2. 298641 714175Basically a smiling visitor here to share the love (:, btw outstanding style . “Audacity, much more audacity and always audacity.” by Georges Jacques Danton. 991971

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado