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Liderança e Motivação

Tipos de feedback: conheça 3 e saiba como realizá-los

Tempo de leitura estimado: 5 min.

O feedback é um dos fatores que podem alavancar sua equipe, se feito da forma certa. Pensando nisso trouxemos 3 tipos aplicáveis para sua empresa.

Um dos principais objetivos dos gestores é promover ações que possam garantir o sucesso contínuo das atividades da equipe, já que isso contribui para que a empresa cresça no mercado e garanta boas posições, frente à concorrência.

Dessa forma, podemos apontar várias estratégias que são utilizadas para atingir esse objetivo, sendo uma delas a elaboração de feedbacks. Esse termo vem do inglês e, em sua tradução para o português, significa “dar retorno”.

Ou seja, é uma forma de compreender, na prática, como está o andamento de cada atividade que está sendo feita dentro da empresa, buscando identificar os pontos assertivos e aqueles que precisam ser modificados para atingir o resultado esperado.

Empresas que não se preocupam com esse tema podem perder rendimento em suas metas e, até mesmo, a estagnação de seu trabalho. Por isso, é sempre bom saber mais sobre como realizar essa estratégia dentro da sua equipe.

Para ajudar você com essa questão, preparamos este artigo contendo três tipos de feedback e como realizá-los. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de feedback?

Confira os principais tipos de feedbacks que são relevantes para a empresa!

1. Feedback positivo

Muitas vezes, os líderes se preocupam em apenas apontar os erros que foram cometidos no processo e esquecem de destacar os ganhos proporcionados pelas ações dos colaboradores. O feedback positivo se baseia em frisar os acertos e resultados construtivos que foram alcançados pelas equipes. Isso, é claro, estimula a satisfação e o engajamento dos profissionais.

2. Feedback construtivo

O feedback construtivo possui algumas semelhanças com o positivo, mas não são a mesma coisa. Isso porque, nesse tipo de retorno, os gestores relatam os pontos positivos, bem como os próximos passos que devem ser seguidos visando elevar a eficiência e a melhoria dos processos. Nessa modalidade, o feedback contribui para o impulsionamento da carreira do liderado, já que evidencia seus pontos de destaque e caminhos para sempre obter o desenvolvimento de seus serviços.

3. Feedback negativo

No caso do feedback negativo, podemos destacar a importância de uma boa comunicação entre os gestores e os liderados. Informações sobre detalhes que tiveram baixa produtividade devem ser passadas de forma clara, sempre transparecendo que o colaborador é capaz de obter novos resultados positivos. Quando um feedback negativo é retratado de modo correto, ele ajuda a diminuir ou eliminar erros que estão sendo cometidos no processo, permitindo que as atividades possam sempre obter evolução.

Como realizar os feedbacks?

Você já tem uma ideia melhor sobre o que é feedback e quais os principais tipos existentes, é fundamental ter atenção em como trabalhar com esse recurso dentro da sua empresa.

Já existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudam os gestores a obterem um retorno sobre o desempenho de cada profissional, por meio de softwares especializados.

Além do mais, podem ser utilizados vários indicadores de desempenho que demonstram o rendimento individual e coletivo, apontando informações referentes ao cumprimento de metas, tempo de serviço, nível de qualidade do trabalho etc.

Essas foram as principais informações acerca dos principais tipos de feedback e como realizá-los. Percebe-se que esse recurso tem potencial de melhorar, de forma significativa, o desempenho das equipes, garantido o sucesso da empresa.

Gostou do artigo? Então, confira também nosso post sobre qual a importância da cesta básica para empresas!

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escrito por
Luciana Xavier
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