?>
Aprendizado

Você sabe mesmo o que é trabalho híbrido? Entenda melhor!

Tempo de leitura estimado: 5 min.

É fato que o avanço da tecnologia tem provocado mudanças significativas na forma como nos relacionamos e desempenhamos nossas funções, sejam elas profissionais ou não. Prova disso é o surgimento do trabalho híbrido — uma modalidade que permite ao colaborador ter autonomia para escolher como, onde e quando fará suas atividades. Ou seja, o profissional passa a ter liberdade para escolher seu horário de trabalho e o local onde pretende trabalhar, seja em casa, empresa ou escritório flexível como os coworkings.

E se você está pensando no que a legislação diz sobre essa modalidade de trabalho, basicamente não há observações direcionadas para o trabalho híbrido. No entanto, a Lei n° 13.467 estabelece normas bem específicas para a modalidade home office. Sendo assim, ao adotar o modelo de trabalho híbrido, é muito importante que a empresa faça um aditivo de contrato home office para proteger a relação entre empregador e funcionários.

Tendo em vista que as mudanças provocadas pelo avanço da tecnologia têm proporcionado cada vez mais autonomia, fica claro que o trabalho híbrido ganhará ainda mais espaço ao longo dos anos. Por esse motivo, reunimos neste artigo dicas de como criar uma equipe híbrida para você já se adaptar à nova tendência do mercado. Confira!

Alinhe os objetivos

Para que a implementação do trabalho híbrido gere os resultados necessários, é muito importante que antes de qualquer decisão sejam definidos os objetivos dessa mudança. Nesse momento, é crucial ter em mente quais são os resultados que se pretende alcançar por meio do trabalho híbrido, quais são os riscos dessa adoção e quais melhorias essa modalidade trará para a empresa a curto, médio e longo prazo.

Defina os planos de ação

Após definir os objetivos, chegou o momento de criar um plano de ação. Nesse momento, você deve estabelecer:

  • como será feito;
  • quando será implementado;
  • quais serão os custos envolvidos;
  • quem serão os responsáveis pela implantação;
  • como será medida a eficiência do trabalho híbrido.

Foque no employee experience

Uma das vantagens do trabalho híbrido é permitir que o colaborador tenha melhor qualidade de vida, pois assegura a ele o direito de escolher o horário e o local de trabalho. Sendo assim, é fundamental que a experiência do funcionário represente uma preocupação para a empresa, pois ao garantir que a sua vivência seja positiva é possível visualizar ganhos como o aumento do engajamento e maior produtividade.

Ofereça autonomia aos colaboradores

A proposta do trabalho híbrido é oferecer mais autonomia para a equipe de colaboradores. Mas para que essa implementação seja bem-sucedida, é essencial garantir que os profissionais tenham a capacidade de gerenciar o tempo de trabalho sem perder o foco e eficiência. Para isso, é muito importante oferecer treinamentos e desenvolver uma gestão que permita conduzir da melhor forma esse modelo de trabalho.

Portanto, essas foram as nossas dicas de como implementar o trabalho híbrido de forma bem-sucedida. Ressaltamos a importância de mensurar os resultados para identificar falhas e realizar melhorias que garantam um retorno ainda melhor para a sua empresa.

Gostou do artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado