?>
Aprendizado

Transformação digital e redução do turnover: entenda a relação

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A transformação digital já é uma realidade no mercado brasileiro. No passado, era comum encontrarmos empresas dispondo de operações manuais de gerenciamento de dados e informações. Além disso, todo o processo administrativo dependia em grande parte das métricas geradas pelos próprios gestores, o que aumentava problemas, como erros humanos.

Atualmente, já é possível encontrar várias ferramentas tecnológicas que possibilitam inúmeras vantagens ao negócio. Como exemplo, temos o aumento da produtividade, a diminuição de tempo de serviço e a redução de custos. Além desses fatores, a redução do turnover é um fato possibilitado pela entrada da transformação digital nas empresas.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Qual é a relação entre a transformação digital e a diminuição do turnover?

No mercado, já é possível encontrar vários recursos adaptados para melhorar e aperfeiçoar os processos de uma empresa. Além disso, no contexto atual de pandemia, a influência da transformação digital é ainda maior. Devido às características específicas de prevenção e controle do coronavírus, várias práticas e procedimentos tiveram que ser evitados, como é o caso de aglomeração de pessoas em qualquer tipo de ambiente.

Nesse caso, tecnologias de acesso e operação remota de atividades ganharam bastante importância. Essa transformação digital também tem permitido reduzir o turnover. Isso é possível devido a várias vantagens possibilitadas pela tecnologia.

Quais são as vantagens da transformação digital para os negócios?

Confira, a seguir, os benefícios que a transformação digital oferece às empresas.

Processo de avaliação dos colaboradores

Um dos primeiros fatores gerados pelos recursos tecnológicos é a possibilidade de mensurar o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Por meio de softwares, é possível acompanhar e armazenar o histórico de atividade de cada funcionário que opera com os sistemas.

Ao colher essas informações, é possível saber quais colaboradores têm mais chances de abandonar a empresa, o que permite propor ações de engajamento e motivação.

Engajamento entre os funcionários

Não podemos deixar de citar o maior engajamento gerado pela transformação digital dentro das empresas. Esse fato acontece em virtude do aumento da praticidade em realizar algumas funções, bem como a otimização de serviços que normalmente seriam mais complexos. Com essa possibilidade de aumento de rendimento, é normal que os colaboradores se sintam mais motivados a trabalharem, o que diminui a rotatividade na instituição.

Trabalho flexível

Não podemos deixar de mencionar um dos principais resultados gerados pela transformação digital, que é a flexibilidade de trabalho. Com a popularização das ferramentas de acesso remoto, em meio à pandemia, os funcionários estão tendo a opção de operarem suas funções no conforto do seu lar.

Essas são as principais informações acerca da relação entre a transformação digital e a redução do turnover nas empresas. Percebe-se que a inserção tecnológica, além de possibilitar produtividade, otimização de tarefas e desempenho da equipe, permite que o negócio controle a rotatividade de funcionários.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre esse tema? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Compartilhe:
escrito por
Cesta Nobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado