?>
Gestão de Pessoas

Como tem sido a transformação digital no RH e quais seus impactos?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

A transformação digital no RH revela a necessidade de contar com profissionais atualizados em relação às novidades e tecnologias da área, pois elas viabilizam as melhores práticas de gestão. Essa transformação torna mais estratégico o setor de Recursos Humanos, mantendo a empresa sempre competitiva por meio da otimização de processos — algo que os seus concorrentes fazem ou estão em vias de fazer.

Além disso, o mercado exige uma participação mais ativa do RH, fazendo com que ele coopere com a atração e a retenção de talentos, bem como com a formação de equipes de alta performance. E a tecnologia é a aliada da vez.

Continue a leitura e saiba como tem sido a transformação digital no RH e quais são seus principais impactos nas empresas.

O que é transformação digital no RH?

A transformação digital é o processo no qual as empresas usam a tecnologia para garantir resultados melhores. Trata-se de uma mudança estrutural que acontece nas organizações e que coloca a tecnologia em posição de protagonista.

Processos que existiam antes do surgimento da internet já não se aplicam mais, ou foram adaptados para serem mais condizentes com nossa realidade. É o caso do recrutamento de pessoas. No passado, as vagas eram divulgadas na página de classificados do jornal, e os currículos recolhidos na porta da empresa. Atualmente, basta enviar um e-mail com o documento ou preencher um cadastro em um site especializado.

O fato é que a tecnologia mudou a rotina das empresas e as relações entre as pessoas, provocando uma quarta revolução industrial — dessa vez baseada em conectividade e automação. E ela chegou ao RH. A área de Recursos Humanos sempre foi vista como burocrática e operacional, responsável por determinadas tarefas que pouco influenciavam os resultados das empresas.

Mas, hoje em dia, a realidade é outra. Muitos processos feitos pelos profissionais de RH já podem ser otimizados por meio da tecnologia e, como consequência, são capazes de melhorar os resultados da companhia e ainda reduzir custos.

A criação de processos automatizados ligados à gestão de dados corporativos, documentos, folhas de pagamento e outras informações aumentou a participação estratégica desse setor nas empresas. Por meio da tecnologia, as equipes do departamento de Recursos Humanos deixaram de gastar longas horas fazendo trabalhos administrativos. Ela também possibilita mais flexibilidade nos horários de trabalho e a realização remota de atividades.

Nesse sentido, a transformação digital no RH permitiu melhorias no controle de ponto, na gestão de benefícios, no recrutamento e seleção de candidatos alinhados com o fit cultural da empresa, além de na avaliação de desempenho das equipes. Todas essas mudanças exigem do profissional de RH uma nova visão sobre as relações de trabalho e a gestão de pessoas.

Quais foram os impactos causados por essa transformação?

Uso de ferramentas inovadoras

O primeiro impacto causado pela transformação digital no RH foi visto naqueles processos da era pré-internet, que deixaram de existir. Isso aconteceu por causa da adoção de ferramentas inovadoras.

A chegada de novidades, como o Big Data, demanda das empresas a capacidade de lidar com dados para, a partir deles, extrair informações valiosas para o próprio futuro — algo que muitas equipes de RH já fazem. Esses dados são utilizados tanto para melhorar os processos de contratação e retenção de talentos quanto para treinamentos e avaliação de desempenho.

Automatização de tarefas

A tecnologia também automatizou processos repetitivos ou excessivamente manuais. É o caso da administração de documentos e até de algumas comunicações, como a resposta para candidatos desclassificados em um processo seletivo.

Dessa maneira, a transformação digital no RH aumenta os índices de produtividade, pois permite que os profissionais direcionem seus esforços para atividades-chave dentro da companhia. Assim sendo, softwares especializados já são capazes de realizar, de modo imparcial, a triagem de currículos e o mapeamento, por exemplo, das principais expressões e palavras que aparecem em uma entrevista por vídeo.

Posicionamento estratégico do RH

Como consequência, o RH maximiza seu poder de atuação dentro da empresa e consegue contratar profissionais condizentes com as necessidades da organização. Dados e métricas também servem para tomar outras decisões estratégicas.

A transformação digital no RH traz uma visão sistêmica que oferece vantagem competitiva. Contudo, é essencial que todo profissional da área conheça as ferramentas e se mantenha atualizado em relação às novidades.

Como enfrentar os desafios da transformação digital?

Dados da pesquisa “Novo Mundo, Novo RH”, realizada pela instituição Dom Strategy Partners com a colaboração da ProPay S.A, apontam que 2019 será o ano para captar talentos capazes de potencializar os recursos provenientes da transformação digital. Para maximizar os resultados obtidos em tecnologias como Inteligência Artificial, Cloud Computing e Machine Learning, executivos de RH estão direcionando esforços para a mão de obra humana. Contraditório? Não.

A transformação digital no RH ainda tem muito para crescer. Seus benefícios são conhecidos em poucas organizações, e isso acontece porque ainda faltam profissionais que consigam lidar com as novidades trazidas por ela. Dados são produzidos constantemente, mas não há uma ampla oferta de profissionais capacitados para avaliá-los — muito menos para extrair as informações necessárias que contribuem com o crescimento da empresa.

Por mais importantes que sejam as ferramentas advindas da transformação digital, as pessoas ainda estão no centro de tudo. Sem elas, não há quem programe, parametrize e alinhe essas tecnologias com os objetivos das organizações. Esse é um dos principais desafios da transformação digital no RH, e você, como gestor de Recursos Humanos, deve se preparar para enfrentá-lo.

Uma das maneiras de contornar essa situação se dá a partir da identificação de profissionais que simpatizam com novos meios de operação e de gestão de RH. Eles precisam ser ouvidos e capacitados para que possam contribuir efetivamente.

Como a transformação digital provoca uma mudança estrutural, você deve contar com os melhores agentes — justamente aqueles capazes de propagá-la. Colaboradores satisfeitos contribuem com a mudança necessária para a transformação do ambiente de trabalho e direcionam o modo como a gestão de pessoas será feita.

Colaboração entre RH e TI (Tecnologia da Informação)

O fato é que vivemos uma nova era, que exige uma postura diferente do passado. Mudar significa sobreviver, e a colaboração entre RH e TI é fundamental para que isso aconteça de maneira segura e sustentável.

Dessa maneira, a capacitação pode preparar os profissionais de RH para enfrentar as novas necessidades do mercado, permitindo que eles operem as ferramentas provenientes da transformação digital. No momento, encontrar esses profissionais pode parecer algo difícil, mas não é impossível. E são eles que trarão para sua equipe o espírito inovador dessa nova era e os resultados de que sua empresa precisa.

Ao mesmo tempo, é crucial plantar essa semente. Prepare sua equipe para as mudanças e capacite os profissionais. Treinamentos constantes devem ser feitos, bem como testes para avaliar a eficácia de cada ferramenta adotada.

Para fazer parte da transformação digital no RH, alguns conceitos devem ser guardados no passado. Somente com o olhar e a mente direcionados para os objetivos da companhia será possível posicionar o RH como área estratégica.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Aproveite que está por aqui e complemente os conhecimentos obtidos com a leitura deste artigo entendendo um pouco mais sobre os impactos da Inteligência Artificial no RH.

Renato XavierPublicado Por:
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Uma resposta para “Como tem sido a transformação digital no RH e quais seus impactos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado