?>
Aprendizado

Treinamentos online: quais suas vantagens e por que utilizá-los?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

Alguns gestores encontram dificuldades em organizar treinamentos presenciais e adaptá-los ao orçamento disponível. Você também enfrenta situações como essas? Então, talvez os treinamentos online sejam uma boa solução!

Muitas organizações têm apostado em treinamentos desse tipo para seus funcionários, pois, além de serem flexíveis, os cursos virtuais apresentam um bom custo-benefício e agregam resultados positivos para o negócio. Quer entender como eles funcionam? Continue a leitura e saiba mais!

Por que investir em treinamentos para a equipe?

Independentemente do formato escolhido, cursos online ou presenciais são importantes para a qualificação dos trabalhadores e para mantê-los atualizados e motivados.

Além disso, ao planejar um treinamento, você tem a oportunidade de analisar o perfil da equipe e de identificar os pontos fortes e fracos e as necessidades de aprimoramento, o que contribui para montar um time mais qualificado e produtivo.

Os treinamentos podem ser aplicados para vários objetivos, entre os quais podemos destacar:

  • treinamento de comunicação escrita;

  • softwares e programas;

  • relacionamento e técnicas de vendas;

  • segurança da informação;

  • planejamento estratégico;

  • liderança.

Esse segmento é bastante amplo e pode ser adaptado de acordo com as necessidades do negócio. Um exemplo disso são os treinamentos virtuais personalizados para a integração de novos funcionários.

Quais os benefícios dos treinamentos online?

Alcance

Umas das grandes vantagens dessa modalidade é quanto ao alcance do treinamento, o que é útil para as empresas com unidades espalhadas em diferentes regiões. Dessa forma, elas conseguem garantir que toda a equipe tenha acesso ao conteúdo sem precisar arcar com outros custos para isso.

Se você for lançar um novo produto, por exemplo, e precisar explicar os atributos dele para os times de vendas em várias cidades, pode fazer isso de forma virtual e assegurar o acesso à informação para todos os profissionais.

Flexibilidade

Outro ponto positivo dos treinamentos online é a flexibilidade de horário. Como o curso fica disponível 24 horas, o colaborador consegue definir o melhor período para realizá-lo. Isso também contribui para aumentar a participação da equipe, pois algumas pessoas não comparecem aos encontros presenciais devido à dificuldade de conciliar o horário com as tarefas do dia a dia.

Variedade

Hoje em dia, além de fornecedores que criam cursos personalizados para a empresa, há diversas plataformas de treinamentos online. Sendo assim, é possível planejar qualificações dos mais variados temas para os funcionários.

Dinamismo

Ao realizar treinamentos, alguns funcionários reclamam, e um dos fatores que contribui para isso é o formato aplicado. Treinamentos em que um instrutor fala por muitas horas podem ser maçantes e pouco motivadores, não é mesmo? Diante disso, os cursos online se apresentam como uma boa alternativa.

A metodologia do ensino a distância conta com ferramentas interativas, como chat, vídeos e jogos, tornando o aprendizado mais dinâmico. Em vista disso, muitas vezes, a retenção do conhecimento e o desempenho dos alunos acabam sendo melhores.

Custo-benefício

Geralmente, o treinamento virtual apresenta um custo-benefício mais atrativo do que o formato tradicional, pois a empresa não precisará contratar espaço, equipamentos, materiais e instrutores para essa finalidade. Outra vantagem é a possibilidade de utilizá-lo com recém-contratados, já que, em alguns casos, os vídeos ficarão sempre disponíveis.

Como vimos ao longo do texto, os treinamentos online apresentam diversos benefícios, por isso ganharam espaço no ambiente corporativo e se tornaram uma excelente ferramenta para qualificação e atualização dos profissionais.

Gostou do texto? Quer outras dicas que podem ajudar com a gestão de pessoas? Então, assine nossa newsletter e não perca nossas atualizações!

Renato Xavier Publicado Por:
Renato Xavier- Diretor de Operações e Marketing

 

Compartilhe:
escrito por
Renato Xavier
Diretor de Operações e Marketing

Uma resposta para “Treinamentos online: quais suas vantagens e por que utilizá-los?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O papel do RH na pandemia do coronavírus

Baixe o Ebook Não, obrigado