?>
RH Moderno

Valorização do colaborador: por que é importante e como fazer?

Tempo de leitura estimado: 5 min.

 

Nos dias atuais, um dos principais objetivos dos gestores é garantir a produtividade interna e a evolução constante do seu negócio. A esse respeito, é norma relacionar essa meta com propostas de investimento financeiro e inserção tecnológica no ambiente de trabalho, já que essas medidas colaboram para o desempenho e a valorização da equipe.

No entanto, somado a isso, há um outro atributo que é essencial para gerar bons resultados na corporação. Estamos falando da valorização do colaborador. Esse termo basicamente se refere a medidas e estratégias direcionadas a tornar o ambiente de trabalho mais agradável e motivacional para o time.

Seja por meio do reconhecimento do esforço de cada funcionário ou mediante a garantia de uma melhor rotina de trabalho, os líderes são capazes de usufruir de vários benefícios, como um maior engajamento do time e maior produtividade, bem como a diminuição da rotatividade de funcionários.

Por isso, é fundamental saber como pôr em prática essa metodologia no seu negócio. Confira agora algumas dicas!

Valorize: Defina plano de cargos e salários

A primeira forma de pôr em prática a valorização de colaboradores é por meio da definição de plano de carreira e salários dentro da empresa. Ou seja, deve-se organizar os cargos de acordo com a sua importância para o desenvolvimento do negócio, sendo definidos os salários com base nesse quesito.

Isso fará com que os profissionais que desempenham funções mais complexas terão remunerações equivalentes, além de ser um incentivo para que os colaboradores tenham interesse de crescer dentro da empresa.

Crie uma cultura de feedback

Outro ponto importante é realizar uma cultura de feedback. Ou seja, é preciso saber de perto quais são as demandas dos trabalhadores e o que eles estão achando das novas mudanças dentro da empresa. Com essa melhor comunicação, é possível modelar os investimentos e estratégias que, de fato, potencializam a produtividade do time. Quando a empresa se preocupa com o bem-estar do time, os colaboradores acabam se sentido mais valorizados, o que é fundamental para gerar engajamento.

Reconheça as conquistas

Aqui vai uma medida que tem total impacto, quando o assunto é a valorização de colaboradores: reconhecer as conquistas e resultados alcançados pelos funcionários. Quanto a isso, não é difícil pensar que um trabalho bem-feito, mas que não foi notado pelos líderes, é um potencial fator para gerar a desmotivação da equipe.

Por outro lado, ao investir no reconhecimento e premiação dos trabalhadores que se destacam na empresa, isso trará produtividade, eficiência e engajamento.

Ofereça um pacote de benefícios

Por fim, não podemos deixar de citar a importância de oferecer um pacote de benefícios. Atualmente, um dos principais atrativos que chamam a atenção dos trabalhadores é a proposta de salário, somada à qualidade de vida que eles alcançarão ao se tornarem membros da sua empresa.

Por isso, garantir recursos adicionais, como auxílio-alimentação, vale-transporte, bolsa de estudos etc, é uma boa forma de valorizar o funcionário e tornar sua condição de vida melhor.

Essas foram as principais informações sobre a importância e como colocar em prática a valorização do colaborador dentro do seu negócio. Vale destacar que o fornecimento de benefícios para os funcionários é uma excelente opção e pode ser implementada por meio de parceiros, como a Cesta Nobre, que fornece recursos de grande qualidade para seus clientes.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Compartilhe:
escrito por
Luciana Xavier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Guia dos principais benefícios para oferecer para funcionários

Baixe o Ebook Não, obrigado